Portal da Transparência: mais informações estão sendo inseridas
Em reunião na manhã de hoje (11), o prefeito Adolfo Antonio Fetter e sua equipe discutiram formas de aumentar a transparência na página da Prefeitura. Entre as ações está a prestação de contas com apresentação por área geográfica e de atividades; a prestação de informações de localização dos prédios públicos, com contato; e a discussão da divulgação do salários dos servidores municipais. Sobre o salário dos servidores, o prefeito afirmou que está aguardando que a polêmica sobre a divulgação seja solucionada, e entende que as informações que devem ser prestadas são a matrícula, cargo e salário bruto, sem divulgar o nome do servidor nem os descontos, pois isso seria invasão da privacidade do cidadão, e a informação obrigatória é quanto o Município gasta, e não quanto o servidor recebe. Caso seja percebida alguma distorção salarial, a situação pode ser avaliada individualmente, sem exposição de todos os servidores. A prestação de contas dos serviços realizados no Município se dará por meio de uma revista digital, que aprofundará e detalhará o conteúdo da revista impressa distribuída desde abril. A revista está pronta, no sistema já foram incluídas 206 ações, mas ainda faltam algumas informações que devem ser apresentadas pelas secretarias até o dia 18 para que sejam inseridas, das ações já realizadas, em planejamento e em execução. As informações serão divididas em atividades e em áreas geográficas. Ao clicar em um bairro, todas as ações não-rotineiras realizadas nele devem ser mostradas, como ampliação de escolas, pavimentação, rede de esgoto, criação de unidade de saúde, pontes e praças. Na reunião do secretariado da próxima semana o sistema será apresentado para que possam conferir as informações. Paralelo à alimentação do sistema com as informações fornecidas, a Coinpel vai marcando no mapa a localização de cada uma. Assim é possível até mesmo saber as ações realizadas em cada rua. Após a conclusão do trabalho, que deve ser atualizado à medida que trabalhos forem sendo feitos, o link será disponibilizado no site da Prefeitura. A expectativa é de que isso aconteça até o fim de agosto. Fetter diz que não conhece nenhuma prefeitura no mundo que tenha feito sua prestação de contas com informações inseridas no mapa, onde o cidadão pode verificar, com um clique a obra realizada. “O cidadão poderá ver, virtualmente, a ação real”, concluiu. No cadastro de prédios, praças e serviços públicos, o usuário encontrará todos os prédios públicos, com o serviço prestado – incluindo unidades de saúde e escolas – responsável, endereço e telefone de contato. Em 2011, a página da Prefeitura de Pelotas foi considerada uma das cinco melhores do Rio Grande do Sul pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Para melhorar ainda mais, a administração procurou o órgão para saber como fazê-lo. Entre elas estava a disponibilização dos serviços e outras mudanças mais simples que foram implementadas imediatamente.