
Theatro Sete de Abril abre as portas para o aniversário de Pelotas
No dia em que Pelotas celebra seus 213 anos, o prefeito, Fernando Marroni, e a vice-prefeita, Daniela Brizolara, abriram simbolicamente as portas do Theatro Sete de Abril, o primeiro teatro do Rio Grande do Sul e um dos mais antigos do Brasil. O Sete, como é carinhosamente conhecido, estava fechado há 15 anos. E hoje, 7 de julho de 2025, voltou a celebrar a cultura e a arte e, mais do que isso, voltou a ecoar aplausos ao fim de um belíssimo espetáculo da Orquestra Estudantil Municipal. Os alunos apresentaram um repertório variado, com Aquarela, de Toquinho; Anunciação, de Alceu Valença; Asa Branca, de Luiz Gonzaga; Querência Amada, de Teixeirinha; Mercedita, de Ramón Ríos; Stand by Me, de Ben E. King; e o Cânone em Ré, de Johann Pachelbel.
Prefeito Fernando Marroni recebendo os alunos da rede. (Fotos: Volmer Perez)
A Orquestra foi criada em 2018, com o objetivo de abranger todos os estudantes da rede municipal de ensino. Atualmente, conta com mais de 80 alunos e é voltada para iniciantes em música, que pretendem desenvolver habilidades e conhecimentos para iniciar a atuação em conjuntos de câmara e orquestra, como forma de transformação social. Os estudantes são regidos pela professora Lys Ferreira.
Orquestra se apresentando no palco do Sete. (Fotos: Volmer Perez)
A aluna Amanda Oliveira, de 10 anos, que esteve no Theatro pela primeira vez, descreve como “impressionante” os detalhes da arquitetura do espaço.
O Theatro é muito legal, adorei bastante! É um lugar incrível, e as músicas também foram incríveis. Os detalhes são impressionantes. Eu gostei muito daqui.
A obra do Theatro vem avançando desde o início do ano, é uma prioridade do governo reabrir o espaço com toda estrutura necessária. Só neste ano, foram realizados importantes intervenções, como a instalação das cadeiras da plateia e camarotes, a obra de reforço no telhado, além da limpeza interna e externa do teatro. Neste momento, ainda é necessário para a reabertura oficial, a finalização da rede elétrica, instalação da caixa cênica, do sistema de sonorização, da climatização e do Plano de Proteção Contra Incêndios (PPCI).

Prefeito festejando a reabertura simbólica do Theatro. Foto: Volmer Perez
O prefeito, Fernando Marroni, destacou em seu discurso o empenho das equipes da Secretaria de Cultura (Secult) ao longo dos últimos meses para que, no dia do aniversário da cidade, fosse possível entregar esse presente aos pelotenses e ao povo brasileiro.
Esse teatro é um patrimônio do povo brasileiro, tombado pelo IPHAN, portanto é responsabilidade da nossa cidade manter esse ícone da cultura brasileira de portas abertas. O Sete voltará a ser palco das manifestações culturais do nosso povo, da música, da dança e das artes cênicas. O Theatro Sete de Abril está voltando!
A diretora da Escola Brum de Azeredo, Sinara Miranda, classifica a visita como uma surpresa e um privilégio.
Foi uma surpresa muito grande, um privilégio, um presente para nós. A cultura e a arte são de suma importância para o nosso trabalho, é o que motiva as crianças. Estamos nos sentindo privilegiados de estarmos aqui, na reabertura do Sete de Abril.
Fotos: Volmer Perez
Emoção, felicidade e esperança foram as palavras mais ouvidas pelos corredores do Theatro Sete de Abril nesta segunda-feira (7). A visitação ao espaço faz parte da programação do aniversário da cidade, que segue durante toda a semana com eventos culturais e musicais. A programação completa está disponível nas redes sociais e no site da Prefeitura.