
Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa começa em Pelotas
Começou na manhã desta terça-feira (22) e segue até o fim da tarde, no Auditório do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), a 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, promovida pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Pelotas, em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SAS).
Fotos: Volmer Perez
A edição deste ano tem como tema "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação". O prefeito Fernando Marroni disse que a Conferência é o momento de expressar as necessidades e dificuldades, mas também de propor políticas para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas que vivem em Pelotas. Ele avaliou que Pelotas está devendo muito à população, referindo-se à acessibilidade e qualidade das vias públicas, mas afirmou que o governo está trabalhando para melhorar a situação, para que todos, especialmente os idosos, tenham um “bem viver”. Ele afirmou ainda que os participantes devem reivindicar políticas públicas porque a expectativa de vida tem aumentado e é necessário proporcionar vida digna, com direitos a essa população.
A secretária de Assistência Social (SAS), Raquel Nebel, explica que o momento é de pensar no futuro, pois o Brasil caminha para ter uma população majoritariamente idosa, e “não basta o poder público cuidar institucionalmente, proteger depois da violência instalada, com os serviços dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e vagas em instituições de longa permanência de idosos (ILPI), tem que trabalhar com a prevenção, com as pessoas idosas cuidadas nos seus territórios, com saúde, assistência social, lazer e cultura”, afirmou a secretária. Após uma análise dos instrumentos de saúde pública que atendem pessoas idosas, a secretária de Saúde (SMS), Ângela Moreira, instigou os participantes a demandarem a ampliação de políticas, “não fiquem com medo de pedir a ampliação das políticas públicas, nem tudo a gente vai conseguir fazer, mas vocês têm que pedir, têm que exigir, e nós vamos buscar recursos com o Estado, com a União”, reforçou a secretária.
Também participaram da mesa de abertura o promotor André Barbosa de Borba; o diretor do IFSul, Rafael Krolow da Silva; o presidente do Conselho, Willi Wetzel Jr.; e as representantes do Centro em Extensão à Terceira Idade (Cetres) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Regina Weykamp da Cruz, e da Unidade Cuidativa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Maralise Mastrantonio Ludtke.
A conferência segue à tarde com a seguinte programação
13h30 – Apresentação Cultural
14h – Apresentação dos Eixos Temáticos
14h30 – Discussão dos Eixos Temáticos com os idosos
15h30 – Coffee Break
15h50 – Relatoria dos Grupos por Eixo Temático e Plenária final e escolha dos delegados para Conferência Estadual
17h – Encerramento