Audiência pública reuniu poder público e população do bairro na noite desta terça-feira (22)

Prevenção contra cheias é pauta de encontro com moradores do Laranjal

Audiência pública reuniu poder público e população do bairro na noite desta terça-feira (22)
Por Matheus Cabistany 23-07-2025 | 09:09:29
Tags: laranjal, audiência pública, dique, proteção contra cheias

O prefeito Fernando Marroni reuniu-se com moradores do Laranjal em audiência pública realizada na noite de terça-feira (22), na sede do Laranjal Praia Clube. Cerca de 90 pessoas compareceram ao encontro para tratar sobre o planejamento quanto ao enfrentamento às enchentes e resiliência climática. O trabalho integrado entre secretarias municipais diante da elevação dos níveis dos mananciais no último mês, com ações estratégicas adotadas em regiões vulneráveis da cidade, foi detalhado durante apresentação feita pelo secretário de Urbanismo, Otávio Peres.

De acordo com o chefe do Executivo, a iniciativa tem como objetivo reforçar o compromisso com a transparência junto à população.

“Queremos construir junto com os pelotenses o caminho para a resiliência climática. Estamos falando de toda uma comunidade que foi severamente afetada no último ano por estar desprotegida contra cheias. Com diálogo e transparência, mostramos todo o esforço que estamos fazendo para garantir a segurança dessas pessoas. Também criamos o fundo municipal para acelerar a liberação dos recursos prometidos pelo governo do Estado e executar obras fundamentais, como a elevação da cota do dique para quatro metros”, destacou Marroni.

Noite dessa terça-feira (22) foi de diálogo com a população do Laranjal. Fotos: Rafael Almeida/Secom

Após a apresentação sobre o conjunto de medidas adotadas recentemente pela Prefeitura para conter as cheias no Laranjal, o microfone foi disponibilizado aos moradores para abrir o diálogo. Foram esclarecidas dúvidas quanto ao andamento dos projetos de proteção contra enchentes, macrodrenagem, cadastramento e desobstrução de redes de esgoto do bairro, aprovados no Plano Rio Grande. Com o fundo Pelotas 4M criado, o município está apto para receber os recursos pelo modelo de transferência de fundo a fundo, proposto pelo governo estadual.

Relembre
Nos últimos meses, a Prefeitura colocou em prática um plano emergencial de contenção às cheias, com apoio técnico e científico de pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). A faixa de areia foi elevada no Laranjal e Pontal da Barra para barrar o possível avanço das águas da Lagoa dos Patos. O dique da avenida Arthur Augusto Assumpção foi reforçado, com a recomposição de pontos mais baixos para nivelar a estrutura, impedir a entrada de água pelo banhado e, assim, ampliar a proteção da comunidade local. A estrada da Barra também foi elevada e teve sua estrutura recuperada.

O Sanep reforçou e deu manutenção à casa de bombas da rua Nova Prata, apta a funcionar com máxima capacidade, quando necessário acioná-la. A unidade é fundamental para escoar as águas das chuvas no Laranjal. Em esforço conjunto entre secretarias de Defesa Civil e Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) e a autarquia, a comunicação entre o canal São Gonçalo com o canal próximo à estrutura de bombeamento foi interrompida, mediante incremento de material ao dique.

Equipes da SSUI ergueram uma contenção com areia na orla da praia, estrutura a ser mantida durante todo o inverno. O trabalho viabilizou a instalação de equipamento de bombeamento por parte do Sanep, na avenida Doutor Antônio Augusto de Assumpção, próximo ao chafariz Velas ao Vento, com objetivo de inibir a passagem de água pelas estruturas e ampliar a capacidade de vazão.

Contenção será mantida até o final do inverno como prevenção ao avanço da Lagoa dos Patos. Foto: Volmer Perez/Secom

Estiveram presentes na audiência pública os vereadores Antônio Peixoto (PSD), Cauê Fuhro Souto (PV) e Marisa Schwarzer (PSDB), além dos assessores Danuzia Ribeiro, Fábio Franco e Mateus Tortelli, representantes dos mandatos dos vereadores Ronaldo Quadrado (PT), Ivan Duarte (PT) e Arthur Halal (PP), respectivamente. Também compareceram o diretor-presidente do Sanep, Ellemar Wojahn, e os secretários de Defesa Civil, Milton Martins, Obras e Pavimentação, Rogério Salazar, Qualidade Ambiental, Márcio Souza, e Serviços Urbanos e Infraestrutura, Mateus Consen. 

Notícias Relacionadas

Prefeitura faz reparos no canteiro da Bento Gonçalves

Prefeitura faz reparos no canteiro da Bento Gonçalves

Sanep nomeia Técnico em Enfermagem aprovado em concurso público

Sanep nomeia Técnico em Enfermagem aprovado em concurso público

Prefeitura avança em revisão do Plano de Resiliência Climática de Pelotas

Prefeitura avança em revisão do Plano de Resiliência Climática de Pelotas

Secretaria de Obras faz melhorias na Frontino Vieira e no Sítio Floresta

Secretaria de Obras faz melhorias na Frontino Vieira e no Sítio Floresta