Cuidar de idosos pode ser alternativa de renda
A sétima matéria da série sobre a capacitação de moradores dos residenciais da faixa 1 do Minha Casa Minha Vida conta a experiência do Cássio Marques Farias, do Residencial Buenos Aires, que fez o curso de cuidador de idosos.
Embora ele more na zona Norte, cursa o Ensino Médio no Simões Lopes, próximo à antiga residência, o que o obriga a sair cedinho de casa. Mas isso não lhe tira a disposição pra trabalhar no resto do dia. Em um mês de curso, ele aprendeu sobre o estatuto do idoso, seus direitos, as principais doenças, a dar banho de leito e outros cuidados. No final do curso, o professor ajudou os alunos a fazerem cartões de visita, pra divulgarem o trabalho.
Fotos: Gustavo Mansur
Cássio já cuidou da avó e de outros idosos da família. E enquanto procura trabalho, ao lado da mãe que também fez o curso, ele cuida de quatro crianças do condomínio, no fim da tarde.
Os cursos são oferecidos pelo Senac, por meio do convênio com a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), com acompanhamento da Caixa Econômica Federal (CEF). O projeto contempla os moradores dos residenciais da faixa 1 do Programa Minha Casa Minha Vida – Haragano, Jardins do Obelisco, Fragata, Buenos Aires, Montevidéu e Eldorado.
Confira as matérias da série já publicadas:
Trabalho Técnico Social muda vidas nos residenciais
Cursos dão novas perspectivas a moradores dos residenciais
Aulas de salgados para festas melhoram vida de moradora
Área da beleza contribui com a autoestima e geração de renda
Informática além do smartphone
Parceria com Senac proporciona trabalho e renda a famílias
Confira as fotos no álbum do Flickr da Prefeitura.