Série conta histórias de moradores  que têm alternativas de renda por meio de parceria entre secretaria de Habitação e Senac

Aulas de salgados para festas melhoram vida de moradora

Série conta histórias de moradores que têm alternativas de renda por meio de parceria entre secretaria de Habitação e Senac
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 30-04-2018 | 15:20:06
Tags: residenciais, residencial, minha casa minha vida, jardins do obelisco, trabalho técnico social, salgados para festas, capacitação

      Dando sequência à série de divulgações sobre os moradores que participam da capacitação oferecida pelo Programa Minha Casa Minha Vida, a história da Juliana Mendes, do Jardins do Obelisco, é um exemplo de superação e de obstinação em busca de uma vida melhor. A moradora fez curso de salgados para festas e, para manter a família, começou a fabricar, artesanalmente, bombons, trufas, bolinhos de batata e outros salgadinhos para vender dentro do condomínio.

      Na avaliação de Juliana, as aulas foram uma possibilidade decisiva de se aperfeiçoar, aprender técnicas novas e preparar gêneros mais gostosos. Há quase um ano desempregada, Juliana queria se qualificar tendo em vista um trabalho melhor. Segundo ela, o tempo passou e não conseguiu. Com uma filha de 7 anos e o marido também desempregado, a solução foi buscar essa alternativa.

Fotos: Gustavo Mansur

      O curso foi rápido. Em cinco tardes, ela aprendeu a fazer coxinha, croquete, risole, massa folhada e semifolhada, massa de pão de hambúrguer e de cachorro quente, bregeré, doce de ovos, barquete, pastel suíço, quibe, empada de massa podre e espetinhos de filé e de frango à milanesa. Agora o objetivo é comprar os ingredientes e começar a fazer de tudo para vender. 

Fotos: Gustavo Mansur

      Juliana diz que quer e gosta de trabalhar com alimentos. Entre as suas metas está aprender a confeitar, pois garante fazer massas e tortas muitos gostosas, mas não sabe “enfeitar” e “as pessoas comem com os olhos”. 

      Os cursos são oferecidos pelo Senac, por meio do convênio com a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), com acompanhamento da Caixa Econômica Federal (CEF). O projeto contempla os moradores dos residenciais da faixa 1 do Programa Minha Casa Minha Vida – Haragano, Jardins do Obelisco, Fragata, Buenos Aires, Montevidéu e Eldorado.

Leia as reportagens anteriores:

Trabalho Técnico Social muda vidas nos residenciais

Cursos dão novas perspectivas a moradores dos residenciais

      Confira a galeria completa de fotos neste link do Flickr da Prefeitura.

Notícias Relacionadas

Pelotas retoma a regularização da área do PAC Farroupilha

Pelotas retoma a regularização da área do PAC Farroupilha

Servidores da Habitação passam por capacitação

Servidores da Habitação passam por capacitação

Mais 31 famílias atingidas pela enchente receberão novos imóveis

Mais 31 famílias atingidas pela enchente receberão novos imóveis

Cadastro socioeconômico já foi feito por 77 famílias

Cadastro socioeconômico já foi feito por 77 famílias