ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Projetos do Pacto pela Paz inspiram governo estadual

Banco de Oportunidades e Cada Jovem Conta foram apresentados à secretária de Trabalho e Assistência Social e são referência para o programa RS Seguro

13-08-2019 | 12:37:29

O Pacto Pelotas pela Paz continua sendo modelo para o governo do Rio Grande do Sul. Na manhã desta terça-feira (13), a prefeita Paula Mascarenhas recebeu a secretária estadual do Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, para discutir o programa RS Seguro e, mais especificamente, a aplicação do projeto 'Tô Ligado! Conectando Trajetórias'.

Pelotas é uma das 18 cidades selecionadas para integrar programa RS Seguro

Pelotas ganha Batalhão de Choque com 110 policiais militares

Projeto Mão de Obra Prisional pode ser replicado no Estado

Prefeitura inaugura fábrica de artigos de concreto no Presídio de Pelotas

Depois do Mão de Obra Prisional (MOP) ser adaptado à realidade do Estado, o Cada Jovem Conta e o Banco de Oportunidades são outras iniciativas pelotenses escolhidas para integrar o programa de combate à violência, implementado nos 18 municípios gaúchos com os maiores indicadores criminais. Por isso, a equipe estadual esteve na Secretaria de Assistência Social (SAS), a fim de conhecer melhor a gestão de casos feita pela pasta, bem como as experiências do Município com o Pacto.

Prefeita apresentou projeto de prevenção do Pacto Pelotas pela Paz - Fotos: Gustavo Vara

A prefeita fez uma breve apresentação das estratégias de prevenção e repressão, em que destacou a importância da integração, tanto interna da Prefeitura, por meio das secretarias, quanto com demais entidades da sociedade civil e segurança, para garantir o sucesso do trabalho executado.

“As secretarias precisam conversar, não podem ficar em ilhas. Os servidores trabalham com as mesmas pessoas e as mesmas famílias em diferentes áreas. São eles que garantem a perenidade dos projetos”, ressaltou Paula.

Tô Ligado! Conectando Trajetórias

O RS Seguro se originou em pesquisa que mostrou que 82% dos gaúchos têm na segurança a principal preocupação. A partir disso, se constatou que 18 cidades são responsáveis por quase 90% da criminalidade e, nelas, foram mapeados os 80 bairros de maior vulnerabilidade.

Município e Estado firmaram parceria - Fotos: Gustavo Vara

É neles, conforme explicou a secretária estadual, que o 'Tô Ligado! Conectando Trajetórias', e outras iniciativas, serão implementadas, a partir de 169 escolas. Esses comitês territoriais terão trabalho com foco nos jovens, evitando o abandono escolar. Para prevenir a violência, a aposta é na inserção no mercado de trabalho e na qualificação profissional, o que já é feito no município com o Banco de Oportunidades e o Cada Jovem Conta.

“O trabalho que vocês desenvolvem é fundamental. Pelotas é case de sucesso e queremos incluir essa experiência no nosso projeto, para que nos ajude a crescer e enfrentar os desafios da segurança pública”, enfatizou Regina.

Resultados

A oferta de trabalho e a identificação das potencialidades de jovens entre 14 e 24 anos é o objetivo do Banco. Em dois anos de Pacto pela Paz, 1.100 vagas em Jovem Aprendiz e em oficinas de arte, esporte, cultura e capacitação já foram abertas. 

Já o Cada Jovem Conta, conseguiu que adolescentes em risco para a violência apresentassem 73% de aumento na frequência escolar, estando mais assíduos na sala de aula, e 90%de melhora na conduta. Os educandários em dez localidades de Pelotas são a base para a execução do projeto.

Cada Jovem Conta transforma comunidades a partir das escolas

Pacto pela Paz cria oportunidades para imigrantes em Pelotas

Espaço da Juventude abre novas oportunidade no Navegantes

Redução do acumulado de crimes chega a 23% em dois anos

“Compartilhar experiências é fundamental, pois Pacto e RS Seguro têm muitas afinidades. Faz diferença o Governo do Estado olhar para as localidades na busca por inspiração”, comentou a prefeita Paula, que recebeu de Regina um termo para formalizar a parceria entre Município e Estado.

A equipe estadual ainda pôde conversar com o vice-prefeito Idemar Barz e os secretários de Assistência Social e Segurança Pública, Luiz Eduardo Longaray e Aldo Bruno Ferreira Chiattone, sobre os resultados do Pacto. Os coordenadores do Banco de Oportunidades, Pablo Salomão, e Cada Jovem Conta, Aline Crochemore, bem como o Assessor Especial Samuel Ongaratto, também explicaram os pormenores do funcionamento dos respectivos projetos. 

Tags

pacto pelotas pela paz, rs seguro, banco de oportunidades, cada jovem conta, segurança pública, prevenção da violência

Carregando 0%
Carregando 0%