ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Espaço da Juventude abre novas oportunidade no Navegantes

Local oferecerá cursos e oficinas gratuitos para jovens de 14 e 24 anos da região

27-06-2019 | 18:06:41

Pelotas agora conta com seu primeiro Espaço de Referência para Juventude. No Navegantes, junto ao Cras São Gonçalo, o local inaugurado nesta quinta-feira (27) vai sediar cursos e oficinas gratuitos, buscando capacitar e profissionalizar jovens da região e prevenir a violência por meio das novas oportunidades. A iniciativa faz parte das estratégias do Pacto Pelotas pela Paz.

Espaço de Referência para Juventude será inaugurado na quinta-feira

Assistência Social arrecada livros para a biblioteca juvenil

Navegantes contará com Espaço de Referência para Juventude

A cerimônia durante a manhã atraiu a comunidade e, em especial, crianças e adolescentes para quem o Espaço é dedicado. Alguns pais ao verem a movimentação já pediram informações às assistentes sociais sobre o funcionamento do novo serviço da Prefeitura e, no caso dos jovens, houve a promessa de voltar à tarde para fazer a entrega dos documentos necessários à inscrição nas atividades. Com o intuito de mostrar o potencial dos talentos do São Gonçalo, o ato foi aberto com uma apresentação musical feita por alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Navegantes. 

A prefeita Paula Mascarenhas e o vice Idemar Barz participaram da inauguração. Paula elogiou a grande presença de jovens, atentos e interessados em entender do que o movimento trata. Destacou ainda que "assim como todos os projetos de prevenção do Pacto que fazem brilhar os nossos olhos, o Espaço da Juventude preenche com alegria e entusiasmo o Navegantes". 

“Estamos criando o Espaço da Juventude para mostrar que o mundo tem muitas oportunidades para quem não tem medo de trabalhar, de lutar pelos seus objetivos, e não tem medo de sonhar. Jovens são feitos pra sonhar, pra planejar, ir atrás e realizar. Queremos oferecer coisas que motivem, que entusiasmem e mostrem os talentos”, enfatizou a prefeita.

Para a comunidade

Fotos: Gustavo Vara

A concepção do local surgiu após a realização do Projeto Start – de capacitação para o mercado de trabalho - no Cras, em 2018. Neste período se notou a necessidade de promover atividades que estimulassem os adolescentes do bairro, aproveitando o prédio público que poderia ser melhor utilizado.

Meio ano depois, cinco atividades já estão confirmadas para ocorrer no local a partir da próxima sexta-feira (5), além de uma nova turma do Start. Voltados aos jovens da região com idades entre 14 e 24 anos, os cursos contratados pela Prefeitura são:

  • Frentista de posto de combustível - 20 vagas para jovens a partir de 17 anos;
  • Atendimento de portaria e zeladoria – 20 vagas para jovens a partir de 18 anos;
  • Conferente e arrumador de cargas – 15 vagas para jovens a partir de 14 anos;
  • Recepcionista e telefonista – 20 vagas para jovens a partir de 14 anos;
  • Técnicas de vendas – 20 vagas para jovens a partir de 16 anos.

Conforme o coordenador do Start e idealizador da iniciativa, Pablo Salomão, o Espaço da Juventude é feito para estimular o protagonismo do jovem e a profissionalização. Feito para ser apropriado pela comunidade do São Gonçalo, a ideia é que o modelo seja replicado em outras regiões do município. 

“A presença da comunidade é o que se espera quando se fala em Espaço de Juventude e Pacto Pelotas pela Paz e para que aconteça é necessário o envolvimento de várias secretarias, trabalhando junto”, explicou.

Se envolveram na criação do local servidores das secretarias de Assistência Social (SAS), Cultura (Secult), Saúde (SMS) e Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui). A Prefeitura também articula uma parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a fim de que projetos de extensão sejam desenvolvidos no Navegantes, levando a academia para dentro do bairro.

As inscrições para os cursos estão abertas e podem ser feitas no próprio Espaço de Referência para Juventude, localizado na rua Darcy Vargas, 212, das 14h às 17h. Os interessados precisam apresentar uma Carta de Recomendação, emitida pelo Cras São Gonçalo ou pelas escolas da região; menores de idade devem estar acompanhados de um responsável. Como as vagas são limitadas, será criada uma lista de espera. 

Mão de Obra Prisional

O Espaço da Juventude foi reformado pelo projeto Mão de Obra Prisional (MOP), também do Pacto Pelotas pela Paz. Sete apenados ligados à SAS realizaram pintura, troca da parte elétrica e conserto de imperfeições nas paredes e telhado. Outros quatro trabalhadores, estes ligados à Ssui, foram responsáveis pela limpeza de aberturas, vidraças e paredes. 

A prefeita chamou à frente dois deles, representando a equipe do MOP. Paula lembrou que o Espaço tem muitos lados positivos, abrindo oportunidades também aos apenados, para que se qualifiquem e tenham outras chances. “O seres humanos erram. A gente precisar ter o direito de poder mudar de vida e se transformar”, afirmou.

Os secretários de Cultura, Giorgio Ronna; Saúde, Leandro Thurow; e Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, participaram da cerimônia, bem como o assessor especial do Pacto Pelotas pela Paz, Samuel Ongaratto. O juiz-diretor do Foro de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, a promotora da Infância e Juventude, Luciara Robe da Silveira e os vereadores Éder Blank (PDT) e Reinaldo Elias (PTB) também prestigiaram o ato.

Confira mais fotos no Flickr da Prefeitura.

Tags

pacto pelotas pela paz, espaço da juventude, navegantes, cras são gonçalo

Carregando 0%
Carregando 0%