Cidade deve apresentar plano de trabalho ao Governo do Estado, que vai propor ações conjuntas focadas no combate e prevenção ao crime

Pelotas é uma das 18 cidades selecionadas para integrar programa RS Seguro

Cidade deve apresentar plano de trabalho ao Governo do Estado, que vai propor ações conjuntas focadas no combate e prevenção ao crime
Por Autor desconhecido 26-04-2019 | 15:46:00
Tags: segurança , pacto pelotas pela paz , rs seguro , governo do estado

Nessa sexta-feira (26), a prefeita Paula Mascarenhas recebeu a visita do secretário-executivo do programa RS Seguro, Antônio Padilha. Na ocasião, ele e o assessor do programa, Vilmar Rama, informaram que Pelotas é uma das 18 cidades do Estado selecionadas para integrar a fase inicial do RS Seguro, iniciativa transversal e estruturante voltada à segurança pública, lançada em fevereiro desse ano pelo Governo do Estado.  

Projeto da Apac foi apresentado aos representantes do Governo do Estado - Fotos: Igor Sobral

A notícia foi ouvida com satisfação pela chefe do Executivo, que acredita no fortalecimento do Pacto Pelotas pela Paz — programa pelotense de prevenção e combate à violência — com a união de esforços do Estado. 

“Como já desenvolvemos um trabalho relacionado à segurança pública em Pelotas, agora vamos agregar as ações do RS Seguro, ampliando o impacto do Pacto e potencializando nossas estratégias”, ponderou Paula.  

Conforme Padilha – que também é diretor-geral do Gabinete do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, coordenador geral do RS Seguro e secretário de Segurança Pública —, o programa tem quatro eixos: combate ao crime, políticas sociais preventivas e transversais, serviços de segurança e sistema prisional. Cada um deles será desmembrado em metas e suas respectivas ações práticas – de curto, médio e longo prazo – serão divulgadas e concluídas nos próximos meses.

Pacto

Paula aproveitou para apresentar o Pacto Pelotas pela Paz, que também é dividido em eixos e voltado ao combate e prevenção da violência. A prefeita falou das estratégias previstas no projeto, como a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) e o Cada Jovem Conta, no eixo da Prevenção Social; e as Operações Integradas, do eixo Policiamento e Justiça.

Integração

Ao explicar os planos do Estado para as cidades que farão parte da primeira parte do projeto, Antônio Padilha deixou clara a intenção do Governo em escutar as boas práticas que já existem nos municípios e agregar sugestões do Estado, sempre que possível. “Queremos somar e construir um sistema forte e integrado de segurança, que foque não só no combate, mas também na prevenção.” 

A seleção dos 18 municípios levou em conta os índices de violência, dentre outros fatores. O RS Seguro também prevê políticas sociais preventivas e transversais, com foco nos bairros em que há maior criminalidade e mais vulnerabilidade socioeconômica. Em Pelotas, um total de 19 escolas – 11 municipais e oito estaduais – foram escolhidas, todas localizadas nas macrorregiões Areal e Três Vendas, sendo que a maior parte já é atendida pelo Pacto Pelotas pela Paz.

Próximos passos

Com a definição de Pelotas como uma das cidades incluídas no RS Seguro, a partir de agora o Município montará um plano de trabalho que deve ser apresentado ainda na primeira quinzena de maio ao Governo do Estado. Juntas, as equipes da cidade — envolvidas no Pacto Pelotas pela Paz — e do programa RS Seguro definirão as ações conjuntas a serem realizadas nos próximos meses da iniciativa. 

“Estamos aqui para compartilhar. Acreditamos no Pacto, queremos dividir nossas ideias com os demais municípios gaúchos e ouvir o que está dando certo no Estado, para aplicarmos na nossa cidade e melhorar a vida de quem vive aqui”, disse a prefeita Paula Mascarenhas.

Participaram da reunião, o secretário de Saúde, Leandro Thurow, um dos idealizadores da Apac em Pelotas; o secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira; e o coordenador geral do Pacto, Samuel Ongaratto.

Notícias Relacionadas

NOTA DE PESAR - Acidente na BR-116

NOTA DE PESAR - Acidente na BR-116

Prefeitura orienta público para um réveillon seguro na praia do Laranjal

Prefeitura orienta público para um réveillon seguro na praia do Laranjal

Prefeito empossa nova secretária de Assistência Social

Prefeito empossa nova secretária de Assistência Social

Campanha Natal Solidário beneficia crianças atendidas por instituições do município

Campanha Natal Solidário beneficia crianças atendidas por instituições do município