ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Pelotas é uma das 18 cidades selecionadas para integrar programa RS Seguro

Cidade deve apresentar plano de trabalho ao Governo do Estado, que vai propor ações conjuntas focadas no combate e prevenção ao crime

26-04-2019 | 15:46:00

Nessa sexta-feira (26), a prefeita Paula Mascarenhas recebeu a visita do secretário-executivo do programa RS Seguro, Antônio Padilha. Na ocasião, ele e o assessor do programa, Vilmar Rama, informaram que Pelotas é uma das 18 cidades do Estado selecionadas para integrar a fase inicial do RS Seguro, iniciativa transversal e estruturante voltada à segurança pública, lançada em fevereiro desse ano pelo Governo do Estado.  

Projeto da Apac foi apresentado aos representantes do Governo do Estado - Fotos: Igor Sobral

A notícia foi ouvida com satisfação pela chefe do Executivo, que acredita no fortalecimento do Pacto Pelotas pela Paz — programa pelotense de prevenção e combate à violência — com a união de esforços do Estado. 

“Como já desenvolvemos um trabalho relacionado à segurança pública em Pelotas, agora vamos agregar as ações do RS Seguro, ampliando o impacto do Pacto e potencializando nossas estratégias”, ponderou Paula.  

Conforme Padilha – que também é diretor-geral do Gabinete do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, coordenador geral do RS Seguro e secretário de Segurança Pública —, o programa tem quatro eixos: combate ao crime, políticas sociais preventivas e transversais, serviços de segurança e sistema prisional. Cada um deles será desmembrado em metas e suas respectivas ações práticas – de curto, médio e longo prazo – serão divulgadas e concluídas nos próximos meses.

Pacto

Paula aproveitou para apresentar o Pacto Pelotas pela Paz, que também é dividido em eixos e voltado ao combate e prevenção da violência. A prefeita falou das estratégias previstas no projeto, como a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) e o Cada Jovem Conta, no eixo da Prevenção Social; e as Operações Integradas, do eixo Policiamento e Justiça.

Integração

Ao explicar os planos do Estado para as cidades que farão parte da primeira parte do projeto, Antônio Padilha deixou clara a intenção do Governo em escutar as boas práticas que já existem nos municípios e agregar sugestões do Estado, sempre que possível. “Queremos somar e construir um sistema forte e integrado de segurança, que foque não só no combate, mas também na prevenção.” 

A seleção dos 18 municípios levou em conta os índices de violência, dentre outros fatores. O RS Seguro também prevê políticas sociais preventivas e transversais, com foco nos bairros em que há maior criminalidade e mais vulnerabilidade socioeconômica. Em Pelotas, um total de 19 escolas – 11 municipais e oito estaduais – foram escolhidas, todas localizadas nas macrorregiões Areal e Três Vendas, sendo que a maior parte já é atendida pelo Pacto Pelotas pela Paz.

Próximos passos

Com a definição de Pelotas como uma das cidades incluídas no RS Seguro, a partir de agora o Município montará um plano de trabalho que deve ser apresentado ainda na primeira quinzena de maio ao Governo do Estado. Juntas, as equipes da cidade — envolvidas no Pacto Pelotas pela Paz — e do programa RS Seguro definirão as ações conjuntas a serem realizadas nos próximos meses da iniciativa. 

“Estamos aqui para compartilhar. Acreditamos no Pacto, queremos dividir nossas ideias com os demais municípios gaúchos e ouvir o que está dando certo no Estado, para aplicarmos na nossa cidade e melhorar a vida de quem vive aqui”, disse a prefeita Paula Mascarenhas.

Participaram da reunião, o secretário de Saúde, Leandro Thurow, um dos idealizadores da Apac em Pelotas; o secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira; e o coordenador geral do Pacto, Samuel Ongaratto.

Tags

segurança, pacto pelotas pela paz, rs seguro, governo do estado

Carregando 0%
Carregando 0%