Iniciativa premiada nacionalmente foi apresentada para o vice-governador

Projeto Mão de Obra Prisional pode ser replicado no Estado

Iniciativa premiada nacionalmente foi apresentada para o vice-governador
Por Ascom 04-02-2019 | 18:21:07
Tags: mop , mão de obra prisional , pacto pelotas pela paz , vice-governador

Premiado nacionalmente, o Projeto Mão de Obra Prisional (MOP) no SUS de Pelotas foi apresentado nesta segunda-feira (4) ao vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, responsável também pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e pela Administração Penitenciária. 

Fotos: Divulgação.

Idealizada na gestão do ex-prefeito Eduardo Leite, atual governador, a iniciativa já reformou 24 unidades de saúde desde 2015. A intenção é replicar em nível estadual a experiência pelotense, que já envolveu mais de 100 apenados dos regimes semiaberto e aberto. Um projeto base será elaborado por técnicos da prefeitura e repassado para Ranolfo, que pretende criar os critérios para adesão dos municípios. 

A prefeita Paula Mascarenhas destacou a trajetória do MOP, hoje fortalecido pelo Pacto Pelotas pela Paz e ampliado para outras áreas, como serviços urbanos e assistência social. 

“Deixou de ser uma mão de obra barata e passou a ser uma política de segurança pública, com a reinserção dos apenados e a integração com a sociedade”, afirmou Paula. 

Ranolfo destacou que a prevenção está inserida no plano estadual de segurança pública e que o exemplo pelotense pode ser utilizado. “Se não iniciarmos a prevenção, vamos sempre enxugar gelo”, destacou o vice-governador.

A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, que esteve à frente na elaboração do MOP na gestão Eduardo Leite, em Pelotas, disse que o projeto foi além da melhora da estrutura das unidades: “Essa mão de obra passou por qualificação profissional. Eles saem com muito mais chance de serem absorvidos pelo mercado”, destacou. 

A iniciativa com apenados em Pelotas vem sendo ampliada com a elaboração de uma fábrica de peças de concreto no Presídio Regional e o uso de mão de obra para qualificar outros prédios públicos. Recentemente, o prédio da Coordenadoria de Regional de Educação, no Centro de Pelotas, passou por revitalização. 

Nesta terça-feira (5), a Prefeitura inaugura a requalificação da Unidade Básica de Saúde da Balsa, a 24ª reformada pelo MOP.


Participaram da audiência com o vice-governador, além de Paula e Arita, a secretária de Saúde de Pelotas, Ana Costa; Mário Santa Maria, superintendente da Susepe; e os coordenadores do MOP, Leandro Thurow e Joice Gonçalves.

Notícias Relacionadas

Pelotas terá núcleo de práticas esportivas para jovens com autismo

Pelotas terá núcleo de práticas esportivas para jovens com autismo

Marroni decreta situação de emergência em Pelotas

Marroni decreta situação de emergência em Pelotas

Comissão de Regularização Fundiária Urbana é empossada

Comissão de Regularização Fundiária Urbana é empossada

Marroni confirma apoio ao Caminhos da Serra dos Tapes

Marroni confirma apoio ao Caminhos da Serra dos Tapes