ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Projeto Mão de Obra Prisional pode ser replicado no Estado

Iniciativa premiada nacionalmente foi apresentada para o vice-governador

Por Ascom 04-02-2019 | 18:21:07

Premiado nacionalmente, o Projeto Mão de Obra Prisional (MOP) no SUS de Pelotas foi apresentado nesta segunda-feira (4) ao vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, responsável também pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e pela Administração Penitenciária. 

Fotos: Divulgação.

Idealizada na gestão do ex-prefeito Eduardo Leite, atual governador, a iniciativa já reformou 24 unidades de saúde desde 2015. A intenção é replicar em nível estadual a experiência pelotense, que já envolveu mais de 100 apenados dos regimes semiaberto e aberto. Um projeto base será elaborado por técnicos da prefeitura e repassado para Ranolfo, que pretende criar os critérios para adesão dos municípios. 

A prefeita Paula Mascarenhas destacou a trajetória do MOP, hoje fortalecido pelo Pacto Pelotas pela Paz e ampliado para outras áreas, como serviços urbanos e assistência social. 

“Deixou de ser uma mão de obra barata e passou a ser uma política de segurança pública, com a reinserção dos apenados e a integração com a sociedade”, afirmou Paula. 

Ranolfo destacou que a prevenção está inserida no plano estadual de segurança pública e que o exemplo pelotense pode ser utilizado. “Se não iniciarmos a prevenção, vamos sempre enxugar gelo”, destacou o vice-governador.

A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, que esteve à frente na elaboração do MOP na gestão Eduardo Leite, em Pelotas, disse que o projeto foi além da melhora da estrutura das unidades: “Essa mão de obra passou por qualificação profissional. Eles saem com muito mais chance de serem absorvidos pelo mercado”, destacou. 

A iniciativa com apenados em Pelotas vem sendo ampliada com a elaboração de uma fábrica de peças de concreto no Presídio Regional e o uso de mão de obra para qualificar outros prédios públicos. Recentemente, o prédio da Coordenadoria de Regional de Educação, no Centro de Pelotas, passou por revitalização. 

Nesta terça-feira (5), a Prefeitura inaugura a requalificação da Unidade Básica de Saúde da Balsa, a 24ª reformada pelo MOP.


Participaram da audiência com o vice-governador, além de Paula e Arita, a secretária de Saúde de Pelotas, Ana Costa; Mário Santa Maria, superintendente da Susepe; e os coordenadores do MOP, Leandro Thurow e Joice Gonçalves.

Tags

mop, mão de obra prisional, pacto pelotas pela paz, vice-governador

Carregando 0%
Carregando 0%