ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Cada Jovem Conta transforma comunidades a partir das escolas

Rede multidisciplinar envolve as secretarias de Educação e Desporto, Saúde e Assistência Social no projeto do Pacto Pelotas pela Paz voltado a jovens em vulnerabilidade

25-07-2019 | 16:23:47

O Cada Jovem Conta é um dos mais antigos projetos de prevenção à violência do Pacto Pelotas pela Paz. Implementado há quase dois anos, o trabalho em rede desenvolvido por Educação, Saúde e Assistência Social pode parecer invisível para quem vê de fora, mas realiza verdadeiras transformações na vida de 204 crianças e adolescentes acompanhados pelos profissionais da Prefeitura.

Cada Jovem Conta será apresentado em evento estadual

Jovens serão capacitados para trabalhar na administração municipal

Pacto pela Paz prepara 105 jovens ao mercado de trabalho

Dividido em dez Comitês Territoriais e voltado aos estudantes com tendência a evadir da sala de aula e ligados a situações de risco para a violência, o projeto vai além e abrange também as famílias: pais, irmãos, tios, avós... comunidade escolar. Tudo isso sem que ninguém saiba que é acompanhado pela rede multissetorial.

Dois indicadores principais apontam para a eficácia do trabalho desenvolvido pelo Cada Jovem Conta. Do total de acompanhados, 73% apresentaram aumento na frequência escolar, estando mais assíduos na sala de aula; e 90% tiveram melhora na conduta, muitas vezes deixando de serem considerados os “alunos problema” nas respectivas escolas durante o primeiro semestre deste ano. Desde setembro de 2017, 81 jovens puderam ser desligados do projeto, por superação dos fatores de risco para a violência ou transferência escolar - neste caso, permanece o vínculo com algum serviço da rede.

Em reuniões mensais os Comitês Territoriais discutem os 204 casos - Fotos: Marcel Ávila/Arquivo

Mobilização da rede nas escolas

Os profissionais são unânimes na avaliação positiva e maior interação entre os serviços. Essa movimentação integrada tem, inclusive, incentivado as comunidades escolares que, com ajuda de voluntários, fazem dos educandários pontos de encontro, troca de experiências e capacitação fora dos horários de aula.

Espaço da Juventude abre novas oportunidade no Navegantes

GGI divulga indicadores criminais do primeiro semestre de 2019

No Getúlio Vargas - Comitê Territorial 3 -, o “Projeto Acompanhar” toma conta da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Meneghetti nas tardes de sábado. Oficinas incentivam a cultura de paz e, com as atividades diferenciadas, buscam aumentar a frequência dos estudantes. Dança gauchesca, teatro, Vida Ativa, Muay Thai e reforço escolar são algumas das ações realizadas na parceria com o voluntariado e um grupo de mães.

Alunos que manifestam comportamentos agressivos ou de indisciplina são encaminhados às oficinas pela direção da escola, que articula as ações no bairro, explica a orientadora educacional Lidiane Monteiro. Tudo é feito para resgatar os estudantes e oferecer uma nova visão de mundo.

“Não consigo mais ver a possibilidade de trabalhar sem o contato com a UBS, que é fundamental, e a assistente. O trabalho é grande e sem empenho não se faz”, analisa Lidiane.

Esse engajamento não é exclusivo do Getúlio Vargas. No Laranjal – Comitê Territorial 8 – surgiu o “Papo Massa”, com o objetivo de criar a sensação de pertencimento nos educandários e combater a evasão, resgatando o interesse dos alunos pelo aprendizado. E no Sítio Floresta – Comitê Territorial 10 – há o “Projeto Aluno Solidário”, voltado a jovens de outros pontos da cidade que se mudaram para o bairro. Lá eles contam com a assistência de um estudante “veterano”, responsável por dar suporte na adaptação.

“É um mutirão de colaboração. O Cada Jovem Conta mudou o jeito de pensar o território, e essa mudança foi positiva na rede. UBS, escola e Cras são uma coisa só, se complementando nas necessidades de trabalho”, conta a professora Jussara Horta.

Escolas desenvolvem atividades para atrair os jovens - Foto: Gustavo Mansur/Arquivo

A enfermeira Ângela Affeldt classifica o Cada Jovem Conta como uma “sociedade secreta”. Para ela é uma corrente do bem, que as pessoas não sabem que existe, mas que sentem as melhorias no dia a dia ao longo do tempo. A opinião é compartilhada pela assistente social Franciele Rodrigues, que vê nesse fortalecimento de vínculos e troca de ideias oportunidade para o crescimento.

Como se dá o acompanhamento?

Os comitês são áreas de atendimento integrado que mobilizam esforços conjuntos de escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Redução de Danos e serviços de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da região para identificar os alunos e encontrar em seu dia a dia as situações que reflitam em comportamentos de risco. Os casos, individualmente, são discutidos pelo grupo multidisciplinar que determina os encaminhamentos necessários para ajudar o estudante a se distanciar de situações de conflito.

Os jovens alinhados com fatores de risco de violência, infrequentes ou envolvidos em situações de conflito, são identificados dentro das escolas. A partir da aproximação com orientadores educacionais, a demanda é levada para a rede de proteção do Comitê Territorial, que aciona os atendimentos médicos, psicológicos e de assistência social para acolher o aluno. A oferta de atividades saudáveis pelo Banco de Oportunidades é outro diferencial, pois facilita a inserção do estudante em oficinas, cursos profissionalizantes e vagas de trabalho no Jovem Aprendiz.

Também há o reforço na atenção diferenciada às famílias dos alunos acolhidos. Este tipo de apoio é intensificado e estimulado, a fim de auxiliar também os irmãos e outros familiares que precisarem de algum tipo de ajuda, pois os profissionais de cada setor conhecem diferentes aspectos do núcleo familiar e podem contribuir uns com os outros para a melhora do quadro geral.

Ao todo, 25 escolas das redes municipal e estadual de ensino contam com a cobertura, além de 15 UBSs, quatro Cras, um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e uma equipe volante. 

Comitês Territoriais

A escolha dos territórios tem origem nas localidades com maior incidência de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídio, latrocínio, feminicídio, infanticídio - georreferenciados pelo Observatório Municipal de Segurança Pública, através de estudo de áreas quentes. A divisão da cobertura em comitês concentra-se na proteção dos estudantes de regiões de extrema vulnerabilidade e violência ao envolvê-los nos serviços municipais com o intuito de mostrar um horizonte mais favorável de vida. 

  • Comitê Territorial 1 - Dunas 
  • Comitê Territorial 2 - Areal 
  • Comitê Territorial 3 - Getúlio Vargas
  • Comitê Territorial 4 - Loteamento Osório
  • Comitê Territorial 5 - Pestano
  • Comitê Territorial 6 - Navegantes
  • Comitê Territorial 7 - Obelisco
  • Comitê Territorial 8 - Laranjal
  • Comitê Territorial 9 - Colônia de Pescadores Z3
  • Comitê Territorial 10 - Sítio Floresta

Tags

pacto pelotas pela paz, cada jovem conta, educação, saúde, assistência social, banco de oportunidades

Carregando 0%
Carregando 0%