ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Guarda Municipal ganha sistema digital de comunicação

Equipamentos analógicos foram substituídos por novos rádios, adquiridos com recurso federal

26-08-2019 | 16:57:30

A Guarda Municipal (GM) de Pelotas conta com sistema digital de comunicação. Os novos rádios, que substituíram os antigos equipamentos analógicos, entraram em pleno funcionamento no último final de semana. O recurso para a modernização tem origem no Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) do Governo Federal.

Concurso da GM: aprovados já podem fazer matrícula para curso de formação

Prefeitura adquire novas viaturas para a Guarda Municipal

Guarda Municipal recebe novos fardamentos

A Prefeitura adquiriu 13 rádios veiculares e 30 rádios móveis, além de renovar a central de transmissão, um investimento no valor de R$ 110 mil reais. A troca dos equipamentos foi finalizada na sexta-feira (23), informou o secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira Chiattone.

“Há muitos anos a Guarda Municipal vem tentando substituir o sistema e agora, com recursos do Finisa, o serviço foi executado”, lembrou Chiattone. 

A rede de comunicação digital melhora a atuação da GM por dois fatores principais: o alcance da frequência dos rádios é maior e a transmissão é mais segura.

Rádios qualificam o atendimento - Fotos: Michel Corvello

Antes, em bairros afastados como a Colônia de Pescadores Z-3 e até mesmo a zona rural, o sinal transmitido era muito baixo devido a distância da central, o que podia prejudicar os atendimentos. Hoje, após os testes realizados, a transmissão é clara em todos os pontos do município, garantiu o secretário.

O digital, na comparação com o analógico, também apresenta maior segurança. Com o equipamento antigo, a frequência utilizada pela GM estava mais exposta, o que não ocorre no novo sistema. Assim, as informações permanecem internas, melhorando o serviço de inteligência da Guarda e, consequentemente, as estratégias utilizadas.

Tags

guarda municipal, segurança, finisa, sistema digital, rádios

Carregando 0%
Carregando 0%