ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeitura adquire novas viaturas para a Guarda Municipal

Quatro veículos e quatro espingardas, calibre 12, foram destinados ao órgão de segurança para reforçar o serviço de segurança em Pelotas

16-07-2019 | 19:05:37

Quatro novas viaturas e quatro espingardas, calibre 12, foram destinadas à Guarda Municipal, nesta terça-feira (16), na Rodoviária de Pelotas. As aquisições da Prefeitura reforçam a segurança no município e qualificam a estrutura da instituição para a repressão da violência nos bairros da cidade. A prefeita Paula Mascarenhas afirmou que este é o primeiro investimento financeiro do Pacto Pelotas pela Paz nesta área, destacando o intuito de possibilitar aos guardas municipais uma atuação com mais segurança, eficiência e agilidade.  

Fotos: Michel Corvello
“Conseguimos reduzir os índices criminais do município com esforço coletivo, trabalho de inteligência integrado e dedicação de pessoas e instituições que decidiram enfrentar juntos a causa da violência. Agora, as viaturas e o armamento vêm para aprimorar ainda mais esta atuação e qualificar o exercício da nossa Guarda Municipal”, assinalou Paula.

Os quatro veículos (três caminhonetes Duster e uma Orochi) foram adquiridos com recursos oriundos da linha do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Federal; já as espingardas foram compradas com recursos do Município. A previsão de, aproximadamente, R$ 4,5 milhões designados para a segurança de Pelotas, através do Finisa, foi confirmada pela prefeita. O aporte será empregado na obtenção de novas viaturas e na implementação do cercamento eletrônico – câmeras instaladas nas entradas e saídas da cidade para monitorar a circulação de veículos.

“Isso vai facilitar o trabalho de todas as instituições policiais, aperfeiçoar a capacidade de fiscalização e de reação imediata ao crime. Será um passo determinante em direção ao mundo que todos sonhamos, que é de mais segurança e paz”, reforçou a chefe do Executivo, que assinalou a importância do Município seguir apostando em ações de prevenção à violência.

Foto: Michel Corvello

Paula oferece 185% de adicional de risco de vida à GM

Guarda Municipal atua há 29 anos em Pelotas

GM já utiliza o Sistema de Consultas Integradas

A frota da Secretaria de Segurança Pública (SSP) também ganhou reforço com a destinação de um veículo doado pela Receita Federal ao serviço de inteligência da pasta. “A nossa Guarda sempre foi entusiasta do Pacto e das Operações Integradas e, agora, se sente ainda mais valorizada ao ter mais conforto e condições de trabalho. As viaturas estão à altura da importância destes agentes”, declarou o secretário de SSP, Aldo Bruno Ferreira Chiattone.

A entrega dos veículos teve presença de secretários municipais, vereadores, autoridades militares, policiais, jurídicas e civis, além de efetivo da Guarda Municipal, acompanhada pelo comandante da corporação, Sandro Carvalho.

Guarda

Com 29 anos de história, a corporação, atualmente, conta com 189 guardas – sendo 156 homens e 33 mulheres. Com a articulação criada por meio do Pacto, a Guarda é uma das participantes das Operações Integradas, realizadas, principalmente, aos finais de semana e feriados, a fim de elevar a sensação de segurança da comunidade.  

Através do Centro Integrado de Operações Municipais (Ciom), a maioria das ocorrências chega ao conhecimento da instituição, que mantém uma sala de operações, para monitorar diversos pontos da cidade, e a central telefônica, que recebe chamados pelo número 153. Aproximadamente 100 câmeras – considerando as da própria GM e as espelhadas por outras instituições – são observadas durante o dia pelo efetivo.

Tags

viaturas, gm, espingardas, pacto pelotas pela paz, guarda municipal

Carregando 0%
Carregando 0%