SMS alerta: Soro caseiro pode evitar a desidratação
Com a chegada do verão, a Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre o aumento dos casos de desidratação, principalmente em crianças. Conforme os profissionais da Vigilância Epidemiológica, a utilização do soro caseiro como terapia para evitar a desidratação é bastante vantajosa devido ao baixo custo, à boa aceitação pela comunidade, disponibilidade de seus ingredientes no domicílio e facilidade de preparo. Não depende de sistema de fornecimento, o que contribui para que a criança receba tratamento precoce logo no início da diarréia a fim de prevenir a desidratação.
A desidratação é a perda excessiva de água do organismo, acompanhada da perda de sais minerais e orgânicos. Ela ocorre quando a criança ou adulto tem diarréia e principalmente quando vem acompanhada de vômitos. Por isso é importante, que a pessoa neste estado tome muito líquido, mesmo que não esteja comendo ou tomando leite. Muitas vezes a criança está ingerindo uma quantidade adequada de líquidos, mas pode estar desidratada.
Olhos fundos ou fontanela (moleira) afundada, boca seca, fralda seca por mais de 3 horas, letargia ou irritabilidade incomum e perda da elasticidade da pele. Ela pode ser leve e causar sintomas como fraqueza, tonteira, dor de cabeça e fadiga ou severa, podendo levar à morte.
Como Fazer Soro Caseiro
Diluir em 01 (um) copo d'água filtrada e fervida 01 (uma) pitada de sal e 03 (três) pitadas de açúcar, misture bem. Ofereça a criança à vontade a cada 20 minutos e após cada evacuação líquida se houver diarréia.
Se os sintomas não cederem procure uma unidade básica de saúde.