
Vigilância Sanitária fiscaliza alimentos na Fenadoce
A segurança sanitária dos alimentos comercializados na 31ª Fenadoce está garantida pelo serviço do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Equipes do setor iniciaram já na tarde de quarta-feira (16), primeiro dia da Feira, as ações de fiscalização nos espaços de compra e venda de gêneros alimentícios e bebidas no Centro de Eventos.
“Aqueles espaços que estiverem com tudo em dia em termos de condições higiênico sanitárias receberão um selo com a logomarca da Vigilância [Sanitária], o que comprova que o local passou por vistoria e fiscalização e está dentro das normas sanitárias”, afirma Sidnei Louro Júnior, servidor da Visa.

Servidor do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde cola selo de inspeção em doçaria no Centro de Eventos após fiscalização e vistoria no espaço (Fotos: Divulgação/Visa/SMS)
De acordo com ele, a fiscalização vai observar condições de limpeza e organização do espaço, temperatura adequada para conservação de alimentos que precisam de refrigeração, presença de lixeiras com tampa acionada por pedal, exaustores, a obrigatoriedade do uso de uniforme, proteção dos cabelos e o não uso de adornos por parte de manipuladores de alimentos. “Além da proibição de lidar com dinheiro quem lida com alimentos”, completa Louro. Conforme ele, pelo menos uma dupla de fiscais irá atuar conjuntamente na Fenadoce.
O serviço de fiscalização da Vigilância Sanitária é realizado regularmente todos dos anos antes e durante a Feira. Todo o espaço do Centro de Eventos é submetido a inspeção para obtenção da renovação do alvará sanitário do prédio e as doceiras passam por vistorias para renovação de licenças sanitárias nos locais de produção dos doces.
O não cumprimento das normas sanitárias pode ensejar a instauração de processo administrativo sanitário. Este ano, além das bancas no entorno do parque de diversão, a Fenadoce conta com 43 estabelecimentos para comercialização de bebidas e alimentos, entre restaurantes, lancherias, food trucks e doçarias.