
Prefeitura treina 21 agentes de combate às endemias
A Prefeitura, por meio de profissionais da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ministra programa de treinamento e capacitação de 21 agentes de combate às endemias (ACEs) recém contratados para atuarem no município. Eles se somarão aos 46 profissionais do quadro que executam ações diretas de prevenção e controle de doenças transmitidas por vetores, que incluem doenças como dengue, zika, chikungunya, malária, leishmaniose, entre outras, causadas por mosquitos, roedores, caramujos e outros animais.
“O ACE é a linha de frente no combate a essas doenças, trabalhando diretamente nas comunidades para proteger a saúde da população”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Vera Neto.

Agentes de combate de endemias recém contratados passam por curso de treinamento e capacitação por profissionais que compõem o quadro de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) (Fotos: Janine Tomberg/Secom)
O treinamento começou nesta semana e se estende até o dia 21 deste mês na escola de educação profissional Estilo. De acordo com Vera, a iniciativa abrange módulos teóricos e práticos com objetivo de aprimorar o desempenho das funções e otimizar a eficiência das atividades.
“O treinamento é fundamental, porque nele o agente é ambientado à sua nova função, com detalhes das atribuições do cargo e com acesso às melhores práticas para a prestação de serviços públicos de saúde à população”, afirma. Ainda conforme Vera Neto, são fornecidas informações de caráter técnico, administrativo e comportamental aos agentes. O curso é ministrado pela equipe administrativa, técnica e de campo das vigilâncias em saúde, composta por veterinários, biólogos e agentes de endemias.
O que faz um agente de combate de endemias:
- Identifica focos, vistoria residências, terrenos e estabelecimentos para encontrar e eliminar locais que possam servir de criadouro para vetores.
- Orienta a população, educa moradores sobre medidas preventivas e a importância da colaboração no combate às endemias.
- Coleta dados, registra informações sobre a incidência de doenças e a presença de vetores para auxiliar no planejamento das ações de saúde.