
UBSs completam 45 dias com horário estendido
Nesta terça-feira (15) completam-se 45 dias que três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionam com horário estendido. A medida atende a publicação do decreto 7.041/2025, assinado pelo prefeito Fernando Marroni na segunda quinzena do mês de maio. O documento declarou situação de emergência em saúde pública no município em função do aumento da procura por atendimento em casos de doenças respiratórias. Estão abertas, de segunda a sexta-feira, até as 21h as UBSs Simões Lopes (avenida Viscondessa da Graça, 107, bairro Simões Lopes) e Sansca (rua Doutor Amarante, 919) e até as 22h a UBS Barro Duro (Travessa Um da praça Aratiba, Balneário dos Prazeres).
“Esta iniciativa tem mostrado bastante resolutividade para o atendimento precoce às síndromes gripais, diminuindo a procura nas portas de urgências”, disse a diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cândida Rodrigues.
Conforme ela, a unidade Barro Duro se destaca no número de atendimentos desde o início de junho. Para Cândida, os números na unidade refletem o que as autoridades sanitárias no município já esperavam em termos de melhora ao acesso da população das praias. Durante todo o mês passado, quando a medida entrou em vigor dia 1º, a UBS realizou 911 atendimentos no Bairro dos Prazeres. Em julho, nos primeiros 14 dias, foram 404 - 374 por demanda espontânea.
Na UBS Sansca, nas proximidades da Vila Castilho, centro, em junho foram 246 atendimentos. Nos primeiros 14 dias de julho, 167. A UBS Simões Lopes, com horário estendido, registrou 367 atendimentos em junho. Em julho, na primeira metade do mês, foram 189. Cândida salienta que o horário estendido nessas três UBSs pode contribuir para o aumento da cobertura vacinal contra a gripe, principalmente do grupo prioritário, formado por idosos, crianças e gestantes. Até semana passada, a rede pública de saúde no município já havia vacinado 43,9% deste contingente, percentual considerado aquém das expectativas. No entanto, até o dia 11 deste mês, mais de 95 mil pessoas já recorreram ao imunizante contra a gripe no município, contra pouco mais de 70 mil no mesmo período do ano passado.
Foto de capa: Arquivo/Secom