Inscrições para seleção de instrutores da EGP seguem até dia 26
Servidores serão agentes da qualificação de pessoal na Escola de Gestão Pública
Até o dia 26 de fevereiro próximo, estão abertas as inscrições para a seleção de instrutores que trabalharão nas ações de ensino e desenvolvimento de pessoal promovidas pela Escola de Gestão Pública (EGP) da Prefeitura. Exclusivamente pelo e-mail egp@pelotas.rs.gov.br, os servidores municipais poderão se candidatar a uma ou mais áreas disponíveis. (Veja tabela abaixo.)
Identificação e comprovação
Funcionários do Município interessados deverão informar nome completo, número de matrícula, cargo, data da admissão, unidade de lotação, local, jornada do trabalho e telefone. Todos os documentos e certificados precisam ser encaminhados no formato PDF, se solicitados nas fases da concorrência. O deferimento das inscrições ocorrerá somente com o cumprimento dos procedimentos, bem como o preenchimento e a apresentação da documentação completa exigida.
Ferramenta de capacitação
Coordenada pela procuradora geral do Município, Cristiane Grequi Cardoso, a EGP, instituída pela lei n° 7022/21, possui a finalidade principal de qualificar a gestão pública municipal de Pelotas.
"A seleção dos instrutores da Escola visa, fundamentalmente, à valorização dos servidores com formação – ocupantes de cargos de provimento efetivo ou emprego – e à efetivação do compartilhamento do conhecimento técnico", sintetiza Cristiane.
No âmbito da administração direta e indireta, o instrutor atuará como palestrante, professor, facilitador, especialista, tutor de oficina e de ensino a distância, e demais denominações relacionadas à capacitação certificada. "Expandimos o leque de cursos. A partir do primeiro edital, lançado em 2024 e revalidado por mais 12 meses, informática básica e noções de Direito Administrativo e Constitucional foram algumas das especialidades amplamente oferecidas por meio da EGP", informa a coordenadora.
A procuradora geral destaca outros eixos da Escola: administração e finanças, modernização organizacional e desenvolvimento social.
Cursos para preenchimento de vagas
Etapas da seleção
O processo seletivo compreende duas etapas de caráter eliminatório e classificatório: análise do currículo profissional comprovado (documentos enviados), da carta de apresentação (razões e perfil) e da proposta de trabalho (baseada no modelo do anexo do edital); e prova didática (gravada em áudio e vídeo).
Atribuições e remuneração
Ao profissional compete ministrar aulas, apresentar planejamento, elaborar material didático e de apoio, cumprir carga horária, registrar frequência, realizar avaliações de ensino-aprendizagem e consolidar notas.
O incentivo à participação é o pagamento de jeton, correspondente a 50% do valor de uma Unidade de Referência Municipal (URM) não tributária por hora-aula.
Modalidades e regra de horário
As atividades acontecerão presencial e/ou remotamente, de acordo com o interesse da Administração Pública, desde que não implique prejuízo das atribuições do cargo.
A definição da carga horária dependerá do exercício laboral na EGP e, caso coincida com o expediente, da autorização da chefia, mediante compensação.
* Para mais informações e detalhes do edital 02/2026, acesse aqui.