
Escola de Gestão Pública promove palestra voltada aos servidores
A Escola de Gestão Pública da Procuradoria-Geral do Município (PGM), promove a palestra “Princípios Gerais da Administração Pública: uma baliza para atuação prática dos servidores públicos”, voltada aos servidores públicos. O evento acontece nesta sexta-feira (8) ,às 10h no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), na avenida Ferreira Viana, 1203 e é oferecido de forma gratuita.
O foco da palestra vai ser em como os princípios da administração pública orientam a atuação na vivência do serviço público e em como esses são devem ser aplicados no cotidiano da função, ministrada pelo Professor Doutor Leonardo Lagos, Procurador Federal da Advocacia Geral da União e Doutor em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
“A palestra tem a ideia de trazer uma conotação prática, dos princípios que regem a administração pública, esses estão na constituição federal, a gente conhece os princípios que são a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e a eficiência, só que quando o servidor está na prática, às vezes, ele não consegue trazer para o cotidiano da sua atuação a forma que devem ser utilizados esses princípios para pautar a sua atuação então acabam surgindo muitas dúvidas, posso fazer isso, não posso? Quando que eu posso fazer? Eu preciso saber como funcionam, esses princípios, para quando for recebido um requerimento, vou entender se esse tem previsão legal ou não, se ele vai deferir ou não, se pode prestar uma informação, um documento ou não, tudo isso precisa estar previsto, então a ideia é que os servidores tenham noção de como esses princípios que regem a administração pública podem auxiliar no dia a dia do seu trabalho", reforça a procuradora-geral do Município, Cristiane Cardoso.
Sobre a Escola de Gestão Pública
A EGP tem como função estratégica desenvolver competências no quadro de agentes públicos municipais, por meio da oferta de formação e aperfeiçoamento, cabendo-lhe também o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos destinados a inovar e ampliar a eficácia e a qualidade dos serviços prestados pelo município, incentivar e promover responsabilidade social, além de valorizar os servidores investindo na saúde e bem-estar no ambiente de trabalho.