Nove casais oficializaram suas uniões e mostraram o valor de uma segunda chance

Inédito no RS, casamento no presídio regional celebra o amor

Nove casais oficializaram suas uniões e mostraram o valor de uma segunda chance
Por Autor desconhecido 03-12-2018 | 20:46:16
Tags: casamento coletivo, presídio regional, assistência social, ronda da cidadania

O pátio interno do Presídio Regional de Pelotas (PRP) foi palco de um evento inédito no final da tarde desta segunda-feira (3). Em um Casamento Coletivo, o primeiro em uma casa prisional no Rio Grande do Sul, nove casais puderam celebrar o amor em suas mais diversas manifestações, enfrentando barreiras e oficializando uniões que transcendem muros. 

Fotos: Gustavo Vara

Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), e o Projeto Ronda da Cidadania do Foro da Comarca de Pelotas, com a Susepe, o Casamento foi mais uma demonstração da importância de segundas chances, em que laços afetivos são elemento essencial na ressocialização. Conforme a prefeita Paula Mascarenhas essa, e as outras ações desenvolvidas com os apenados e egressos do sistema prisional dentro do Pacto Pelotas pela Paz, buscam um novo olhar para a segurança e o combate à violência.

“Sempre é um dia emocionante e simbólico, mesmo em uma situação tão específica. Desejamos que, ao encontrar suas esposas e um lar esperando por vocês, encontrem também portas abertas e novas oportunidades, felicidade e realizações”, desejou a prefeita aos noivos.

Dividida em três etapas, a cerimônia ressaltou a importância do respeito aos direitos e à dignidade de quem cumpre pena em privação de liberdade. A valorização das pessoas, um olhar mais humanizado, é o que buscam o executivo municipal e o judiciário, lembrou o juiz titular da Vara de Execuções Criminais (VEC) Regional, Marcelo Malizia Cabral. “Em 17 anos, realizamos mais de 900 casamentos, na zona rural, na cidade e em quilombos, mas até então, nunca no presídio. Quem está aqui merece viver bons momentos, com acesso à saúde, educação, profissionalização e amor”, disse o magistrado.

Entre os casais que puderam oficializar os laços de afeto estiveram Cristiano e Michael, ou Mimi, como prefere ser chamada. Ambos se conheceram dentro do PRP e aproveitaram a cerimônia para por no papel a união. Enquanto provava vestidos, fazia cabelo e maquiagem, Mimi não conseguiu segurar a ansiedade e esconder a alegria de quem realiza o sonho de usar o branco no casamento. 

Fotos: Gustavo Vara

Além das vestimentas e decoração, fruto da parceria com Embeleze e Felicitá, os noivos ganharam ainda toalhas da Pastoral Carcerária, e um mimo feito pela diretora do PRP, Fabiane de Oliveira, para a data: os tradicionais Bem Casados. Segundo ela, o Casamento Coletivo era um sonho também da direção da casa prisional, que se concretizou como um primeiro passo para um recomeço na construção de famílias.

A ideia de que sonhos podem ser concretizados ainda dentro do PRP ganhou coro da prefeita.“É uma cerimônia feita para vocês, superando barreiras e buscando uma sociedade mais tolerante e de igualdade. É o símbolo de que as coisas estão mudando”, afirmou Paula. 

 A cerimônia foi acompanhada pelos secretários de Segurança Pública e Assistência Social, Aldo Bruno Ferreira e Luiz Eduardo Longaray; pelo comandante da Guarda Municipal, Sandro Carvalho; pelo delegado regional penitenciário Fernando Zacoteguy, e representantes da Brigada Militar, OAB e Consepro, além dos oficiais do cartório da 2ª Zona Civil de Pelotas, responsáveis por contratualizar as uniões.

Confira o álbum com todas as fotos do 1º Casamento Coletivo no PRP no Flickr da Prefeitura

Notícias Relacionadas

Prevenção contra cheias é pauta de encontro com moradores do Laranjal

Prevenção contra cheias é pauta de encontro com moradores do Laranjal

Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa começa em Pelotas

Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa começa em Pelotas

Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa será nesta terça-feira

Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa será nesta terça-feira

Fatilab é lançado em Pelotas

Fatilab é lançado em Pelotas