ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Pelotas registra quase 60% de isolamento social

Município esteve acima da média estadual nos sete dias analisados

12-05-2020 | 11:44:06

Após uma semana da reabertura gradual e controlada das atividades comerciais em Pelotas, a população segue respeitando a recomendação do isolamento social no município. Segundo a pesquisa realizada pela empresa In Loco, que utiliza os dados de GPS dos celulares para o monitoramento, na sexta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador, foi registrado um índice de isolamento de 59,9%. 

De acordo com os dados, coletados entre os dias 1º e 7 de maio, o menor índice registrado foi na quarta-feira (6), quando o isolamento chegou a 42,2%. Nos sete dias, Pelotas teve um índice de isolamento social maior do que o registrado no Estado, o qual teve uma média de 45%, enquanto Pelotas alcançou 48,5%.

Recorte faz comparação de índice de isolamento entre Pelotas e o Estado - Arte: Governo do Estado

Esta pesquisa foi realizada após a publicação do Decreto 6.247, que alterou o fechamento de estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas para as 21h, bem como, determinou a obrigatoriedade do uso de máscaras para usuários de transporte coletivo e individual, como táxis e veículos de aplicativos. 

Outra orientação aos passageiros, em vigência desde a sexta-feira (8), é em relação à ocupação máxima do transporte coletivo, que permite apenas 10 pessoas além no numero de assentos.

Através de decretos e transmissões de vídeo em tempo real, a prefeita Paula Mascarenhas vem orientando a população sobre as medidas de prevenção adotadas pelo Executivo. 

Veja mais

+ Pandemia altera rotina de trabalho da Guarda Municipal

+ Prefeita anuncia mudanças em decretos de enfrentamento da pandemia

Parceria com operadoras de celular

Por meio de uma parceria com as operadoras de celular, o governo do Estado tem outro aliado para acompanhar o deslocamento populacional com o acesso a dados agregados sobre a mobilidade dos usuários em tempo real. Esses registros não são individualizados e o acesso é limitado a pessoas específicas. 

As informações permitirão acompanhar o deslocamento populacional e identificar situações de aglomerações de pessoas. Com isso, os resultados poderão auxiliar nas ações de combate à Covid-19.

Os dados serão apresentados em um modelo de “mapa de calor”, o qual indicará maior ou menor concentração populacional por localidade, incluindo Pelotas. Eles estarão em nuvem pública e serão organizados de forma agregada, estatística e anônima, seguindo as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e do Marco Civil da Internet.

Tags

isolamento social, coronavírus, Pelotas, uso de máscaras, Paula Mascarenhas

Carregando 0%
Carregando 0%