Prefeito empossa nova secretária de Assistência Social
O prefeito Fernando Marroni assinou, na manhã desta quarta-feira (24), a posse da nova secretária de Assistência Social (SAS), Roberta Melo, que substitui Raquel Nebel, servidora do quadro que ficou no cargo por mais de um ano, e segue na Secretaria. Eles conversaram sobre os desafios da gestão municipal da assistência e as necessidades dos usuários dos serviços.
Fotos: Volmer Perez
O prefeito desejou um bom trabalho e disse que estarão juntos para enfrentar os desafios que precisam ser vencidos para oferecer o melhor atendimento à população mais vulnerável, atendida pelos serviços. A secretária afirmou estar “um pouco preocupada, mas feliz”. A preocupação é por haver muitos desafios, e a estrutura da Prefeitura precisar ser qualificada, “porque a Política de Assistência vem sendo cada vez mais demandada, o que exige uma estrutura física e de pessoal”, ao mesmo tempo, ela garante estar animada com a possibilidade de “cada vez mais fortalecer a política de assistência, como um direito social, o vínculo com a comunidade, e o contato com os servidores e com os serviços de assistência, para decidir como a gente pode potencializar e cumprir todas as obrigações do município, e reestruturar esse serviço tão importante pra Pelotas”, avaliou.
Participaram da cerimônia de posse, a vice-prefeita Daniela Brizolara, e os secretários de Governo (SMG), Miriam Marroni, de Igualdade Racial (Smir), Júlio Domingues, e de Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), Mateus Consen.
Fotos: Volmer Perez
A secretária
Roberta é formada em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É assistente social do INSS há 16 anos, e trabalhou em diversas cidades do Rio Grande do Sul, inclusive na gestão, no primeiro período no Instituto.
Para assumir o novo cargo, ela pediu licença do cargo federal, em que atuava na orientação de direitos e socialização de informações, em avaliações sociais para os benefícios previdenciários, e no acesso dos usuários à Política de Previdência Social.
Durante a graduação, ela trabalhou com conselhos gestores de políticas sociais e, no mestrado, estudou a história de mulheres na Política de Assistência Social. Também foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, e educadora popular no Emancipa [movimento social de educação popular].
Notícias Relacionadas
Assistência Social: Proteção, qualificação dos serviços, ampliação de acesso a direitos e resposta às vulnerabilidades
Serviços da Assistência funcionarão pela manhã em janeiro e fevereiro
Pelotas terá núcleo de práticas esportivas para jovens com autismo
Marroni decreta situação de emergência em Pelotas