ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Semana da Mulher

Prefeita anuncia mudanças em decretos de enfrentamento da pandemia

Alterações no funcionamento de serviços relacionados à saúde, transporte e comércio passam a valer a partir desta sexta-feira (8)

08-05-2020 | 15:03:51

As quatro novas determinações nas ações de controle e prevenção à expansão da pandemia, desencadeada pelo vírus Sars-CoV-2, foram anunciadas pela prefeita Paula Mascarenhas durante uma transmissão ao vivo, na manhã desta sexta-feira (8), nas redes sociais. As alterações nos Decretos Municipais ampliam horários comerciais, ordenam a retomada de procedimentos cirúrgicos eletivos e consultas, e garantem o ingresso de um número maior de passageiros no transporte coletivo de Pelotas. Todas as medidas foram avaliadas pelo Comitê de Crise do Município.

A prefeita abriu a live informando à população que, a partir desta sexta-feira, os ônibus estão autorizados a transportar até dez usuários em pé, além da capacidade máxima de sentados. A decisão foi embasada no aumento, depois da abertura gradual do comércio, da quantidade de cidadãos que precisam do transporte. "Temos observado que algumas pessoas têm ficado mais tempo aguardando o ônibus e isso, além de causar um transtorno para a população, pode gerar aglomerações, o que não queremos que ocorra, de forma alguma", explicou a prefeita.

Em transmissão ao vivo, Paula Mascarenhas anunciou novo decreto municipal – Fotos: Gustavo Vara

Cirurgias e consultas

Paula anunciou a volta gradual, após análise com o grupo, das cirurgias eletivas, ou seja, com data marcada. A partir de hoje, estão liberados na sua totalidade os procedimentos que envolvam casos oncológicos e traumatológicos, 50% das cirurgias de pacientes neurológicos e com cardiopatias, e 30% para as demais doenças. "Especialidades como neurologia pediátrica, fonoaudiologia, radioterapia e pré-natal estão com atendimento ambulatorial totalmente liberado; fisioterapia pode retomar 50% das consultas e, as demais, 30%", elucidou a prefeita e alertou que quem determinará a prioridade no atendimento serão os médicos.

Comércio e Restaurantes

A proximidade do Dia das Mães e o aumento de consumidores nas lojas consistiram em fatores determinantes à ampliação do horário de funcionamento do comércio em Pelotas. A abertura permanece às 10h e a novidade, mencionada nesta manhã, diz respeito ao fechamento: estendido até as 18h. Esta é uma forma de evitar aglomerações dentro dos estabelecimentos comerciais.

O Decreto nº 6.275 também retirou a restrição do horário de encerramento das atividades dos restaurantes no município, que estavam fechando às 21 horas, como prevenção a possíveis agrupamentos. Mesmo com o período de atendimento estendido, esses estabelecimentos devem continuar respeitando a exigência anterior, que libera o funcionamento desde que possuam espaço fechado, com mesas destinadas aos clientes e cozinha própria. Além disso, precisam manter a adoção das regras de higiene e controlar a quantidade de pessoas no local, a fim de de evitar aglomerações.

Os demais pontos de venda de bebidas alcoólicas encerrarão as portas às 21h, como vinham fazendo.

Mudanças no Boletim Coronavírus

A chefe do Executivo pelotense aproveitou a conversa online para expor o novo formato do boletim diário, que divulga, ao público, a situação da pandemia, originada pelo novo coronavírus, em Pelotas. A partir desta sexta-feira (8), os testes rápidos, feitos em laboratórios credenciados ao Ministério da Saúde, passam a ser contabilizados no sistema eletrônico do SUS para a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS). 

A inclusão da testagem rápida na contagem local de casos positivos se dá a partir do momento em que o governo estadual também passa a validá-los.

"Teremos um aumento nos registros, mas é importante que as pessoas saibam, que os técnicos da Secretaria da Saúde tenham conhecimento desses casos e essas pessoas sejam monitoradas, algumas assintomáticas e outras com sintomas leves", esclareceu a prefeita.
Abertura do comércio continua às 10h e fechamento é estendido até as 18h. Fotos: Gustavo Vara

Sistema de saúde e futebol

Questionada pela imprensa sobre a curva de propagação do vírus na cidade, Paula disse que considera controlada a situação, graças ao trabalho de preparação da rede de saúde: atualmente, Pelotas tem 58 leitos de enfermaria destinados a pacientes Covid, entre os quais três estão ocupados; e 31 leitos de UTIs, sem pacientes.

"O sistema de saúde está preparado e não sufocado: é o que avaliamos. Mas isso não reduz a preocupação e nos mantém alertas", destacou, ao lembrar que existe uma previsão de aumento da quantidade de leitos de UTI, se o governo federal cumprir com a promessa do envio de 20 respiradores ao município.

A prefeita ainda falou sobre o trabalho conjunto com os demais gestores municipais da Zona Sul, já que Pelotas, juntamente com Rio Grande, têm capacidade maior de absorver pacientes infectados pelo coronavírus, inclusive moradores de outros cidades.

Sobre o retorno das atividades do futebol, ressaltou não ser o melhor momento, uma vez que os clubes teriam de adotar formas de garantir a segurança dos atletas, o que pode representar um alto investimento.

Homenagem às mães

Acerca da retomada de alguns outros setores, a gestora-chefe da Prefeitura frisou que vai aguardar as novas regras de distanciamento social controlado, que devem ser anunciadas em decreto estadual nos próximos dias. A terceira etapa da pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), cujo objetivo é mapear o Estado para acompanhar a evolução da pandemia, servirá como mais um importante apoio científico à tomada das próximas decisões locais.

A prefeita concluiu a live com um pedido: que os moradores não parem de manter o distanciamento social, as ações de higienização e, principalmente, o uso da máscara.

"Vamos continuar nos prevenindo. Quem está comprando presente para a mãe, encontre formas alternativas de fazer a homenagem. Hoje, o maior gesto de amor é evitar o contato, cuidar da saúde do outro", encerrou o comunicado virtual, desejando um feliz Dia das Mães.

Confira as fotos da reportagem no Flickr da Prefeitura.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel. 

Tags

saúde, comércio, restaurantes, live da prefeita paula mascarenhas, entrevista coletiva online, regramento, coronavírus, decreto, aglomeração, transporte, ônibus, consultas, cirurgias

Carregando 0%
Carregando 0%