ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Fundação Abrinq avalia positivamente ações do Pacto em Pelotas

Dois visitadores da instituição estão em Pelotas para presenciar iniciativas executadas pela Prefeitura voltadas à infância e à juventude

08-05-2019 | 16:02:38

O município recebe, até sexta-feira (10), a visita de dois representantes da Fundação Abrinq – instituição que, desde 1990, mobiliza a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência –, Carlos Delcidio e Sergio Marques Filho. Os visitadores estão em Pelotas para conhecer, in loco, o trabalho da Prefeitura voltado à qualidade de vida de crianças e jovens e, especialmente, as ações promovidas pelo Pacto Pelotas pela Paz.

A prefeita Paula Mascarenhas esteve com a dupla, na manhã desta quarta-feira (8), acompanhada por secretários municipais e parte da Comissão Municipal de Acompanhamento e Avaliação do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) – uma das frentes de atuação da Fundação, que também busca fortalecer a rede de estratégias previstas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Município organiza-se para receber representantes da Fundação Abrinq

Representantes da Abrinq afirmaram que retornarão ao município para conhecer outras ações do Pacto, a fim de levar as boas práticas a outras cidades do Brasil - Fotos: Gustavo Vara

A concepção, principais objetivos e projetos de prevenção à violência vinculados ao Pacto foram explicados pela prefeita à Abrinq, dando enfoque às iniciativas que perpassam a infância e a adolescência dos pelotenses. Ações norteadas por programas como Infância Protegida, Cada Jovem Conta e Escola da Paz são responsáveis por atuar, diretamente, com o público-alvo apontado pela Fundação como prioritário. Mais do que isso, representam uma aposta em um futuro mais pacífico para Pelotas.

Pelotas tem o menor índice de gravidez na adolescência em 19 anos

Oportunidades: a base para quebrar o ciclo de violência

Pacto pela Paz orienta pais à educação sem nenhuma violência

“Assim que lemos a respeito do Pacto, vimos que ele é compatível com a proposta que a Fundação apresenta e pensamos que era necessário conhecer, na prática, o que estava acontecendo em Pelotas. O que percebemos, até então, é que a cidade absorveu e dialoga muito bem com aspectos que preconizamos. Estão no caminho certo”, apontou o representante da Abrinq, Carlos Delcidio.

Município alinhado

Os visitadores ficaram entusiasmados com a descrição de todos os projetos detalhados pela prefeita, que abarcam o cuidado com a primeira infância, a prevenção da gravidez precoce, metodologias que fortalecem os vínculos familiares, capacitações para jovens entrarem no mercado de trabalho, ações que reduzem a evasão escolar, a qualificação do fluxo de atendimento a crianças vítimas de violência, oportunidades de trabalho a jovens em vulnerabilidade social, a atuação, em rede, dos serviços municipais para proteger famílias pelotenses, entre outros.

“O que encontramos aqui é um município de grande porte que alinha-se diretamente com a nossa proposta de trabalho. Queremos seguir acompanhando a cidade para entender melhor as boas práticas executadas aqui e encontrar formas de replicá-las em outros lugares. O Pacto nos motiva a voltar outras vezes”, afirmou Delcidio.  

Perenidade e integração

Dois aspectos inerentes ao Pacto chamaram a atenção da Fundação Abrinq: a integração – responsável por envolver e mobilizar os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, além de forças policiais, empresas, instituições e sociedade como um todo – e a perenidade, defendida pela prefeita Paulas, ao assinalar que o projeto não se restringe somente a esta gestão, mas sim, busca transcendê-la, a fim de continuar impactando na redução dos indicadores criminais (no primeiro ano do Pacto, todos os índices diminuíram, incluindo homicídios, latrocínios, roubo a veículos, pedestres e transporte público).  

GGI-M analisa indicadores criminais de 2018 e planeja ações de 2019

“Fizemos mais de 70 reuniões com diversos segmentos da sociedade, antes de começar o Pacto, para que esta iniciativa seja mais do que um projeto de governo. A ideia é que ele permaneça e seja atualizado conforme os objetivos forem se transformando”, ressaltou Paula.
Visitadores reuniram-se, pela manhã, com a comissão do Programa Prefeito Amigo da Criança - Foto: Igor Sobral

Agenda de encontros

Desta quarta até sexta, os representantes estarão junto a unidades de saúde, educação e assistência do Município, onde verão, na prática, a organização e reflexo dos serviços públicos. Eles também têm reuniões agendadas com o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Juizado da Vara da Infância e da Juventude.

Entre as abrangências do PPAC, vislumbrado pela Abrinq, está a revisão do Plano Municipal para Infância e Adolescência (PMIA) – documento elaborado em 2014, cujo papel é determinar objetivos e formas de concretizá-los, a fim de melhorar os serviços públicos prestados a crianças e jovens.

Pelotas trabalha no Plano Municipal para Infância e Adolescência

Participaram da reunião os secretários de Educação e Desporto, Artur Corrêa; de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray; de Cultura, Giorgio Ronna; interino de Saúde, Leandro Thurow; a assessora de Relações Institucionais da Prefeitura, Clotilde Victória, e a articuladora da Comissão responsável pelo Programa Amigo da Criança, Berenice Nunes.   

Tags

fundação abrinq, pacto pelotas pela paz, educação, saúde, assistência social, infância, juventude

Carregando 0%
Carregando 0%