
Boletim coronavírus nº 7 – 25/03/2020
Município registrou nesta quarta-feira (25), o primeiro caso confirmado do novo coronavírus. Até o momento, Pelotas teve 102 notificações de suspeitas da doença (Covid-19). O Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) – único laboratório certificado no Rio Grande do Sul para realizar o exame de contraprova - já descartou 59 destes casos. Outros 42 seguem em análise.
Do total de casos registrados como suspeitos na Secretaria de Saúde (SMS), 57 são mulheres com faixa etária entre 8 e 71 anos, e 45 são homens com idades que variam entre 6 e 87 anos. Os registros referem-se a pessoas que viajaram ou mantiveram contato com outras que viajaram para países ou cidades com surto ou transmissão comunitária confirmada – o que não é o caso de Pelotas, que ainda pode rastrear a origem do caso verificado.

Entre os países de origem dos casos suspeitos estão Panamá, Colômbia, Portugal, Alemanha, Itália, Estados Unidos e Uruguai, além das cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Bagé (RS).
Devido à grande demanda observada em todo o estado, os laudos do Lacen/RS estão levando mais do que as 48 horas padrão.
Todas as informações oficiais são divulgadas nos boletins diários no site www.pelotas.com.br e nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Pelotas.
Veja mais:
+Boletim coronavírus nº 1 - 18/03/2020
+Boletim coronavírus nº 2 - 19/03/2020
+Boletim coronavírus nº 3 - 20/03/2020
+Boletim coronavírus nº 4 - 22/03/2020
+Boletim coronavírus nº 5 - 23/03/2020
+Boletim coronavírus nº 6 - 24/03/2020
Central de triagem
A Central de Triagem para o coronavírus, criada pela Prefeitura de Pelotas, começou a operar na semana passada e encaminha casos suspeitos à Vigilância Epidemiológica da SMS para coleta de material e envio para análise do Lacen/RS.
+ Central de triagem de coronavírus recebeu 663 ligações em dois dias
A Central de Triagem funciona de segunda a sexta-feira, ininterruptamente das 8h às 18h, através do número (53) 3284-7700. Por meio deste telefone, o público poderá entrar em contato, exclusivamente, para informar sintomas associados à Covid-19 e saber se eles se enquadram nos critérios para realização do exame.
A SMS pede a colaboração da comunidade com o uso da linha telefônica: apenas para sanar dúvidas, a fim de possibilitar mais eficiência ao serviço.
Se os profissionais da Central comprovarem a suspeita, recomendarão o isolamento domiciliar e encaminharão equipe volante à residência para coletar material. Desta forma, evitarão deslocamento dos usuários às unidades de saúde e o risco de aumentar o contágio.
Acompanhe todas as notícias oficiais sobre o Coronavírus em Pelotas no hotsite http://www.pelotas.com.br/coronavirus
Notícias Relacionadas

Vigilância Sanitária participa de capacitação para fiscalização do comércio de bebidas

Rede de Frio da Saúde recebe gerador para garantir conservação de vacinas

Vigilância Sanitária acompanha atividades de doceiras
Prefeitura intensifica cuidados com população vulnerável no frio