ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Boletim coronavírus nº 2 – 19/03/2020

Não há casos confirmados da Covid-19 em Pelotas

Por Ascom 19-03-2020 | 15:52:32

Nesta quinta-feira (19), 30 casos suspeitos do novo coronavírus haviam sido notificados em Pelotas, desde o dia 30 de janeiro de 2020. Desses, 26 continuam em análise pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) e quatro foram descartados. Das 26 ocorrências duvidosas, 14 envolvem mulheres e 12 estão relacionadas a homens, com idades entre 8 e 60 anos.

Todos essas situações, cuja ciência se deu oficialmente ao sistema municipal de saúde, referem-se a pessoas que viajaram ou tiveram contato com outras que foram para países ou cidades com surto ou transmissão comunitária confirmada. Entre eles, estão Panamá, Portugal, Alemanha, Itália, Estados Unidos e Uruguai, além da região do Caribe, e as cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Brasília (DF).

O estado clínico dos pacientes que aguardam resultado é considerado estável e todos permanecem em isolamento domiciliar.

Descartados

As análises com diagnóstico negativo para a Covid-19 estão associadas a três (3) mulheres e um (1) homem, com idades entre 40 e 64 anos.  

Central de triagem

A partir desta sexta-feira (20), a Prefeitura de Pelotas disponibilizará uma central de triagem para o coronavírus. Através do número (53) 3284-7700, que funcionará das 8h às 18h, a população poderá entrar em contato, exclusivamente, para informar a identificação de sintomas associados à doença e saber se eles se enquadram nos critérios de realização do exame.  

A Secretaria de Saúde (SMS) pede a colaboração da comunidade com o uso da linha telefônica: apenas para sanar dúvidas, a fim de possibilitar mais eficiência ao serviço.

Se os profissionais da Central comprovarem a suspeita, recomendarão o isolamento domiciliar e encaminharão equipe volante à residência, que fará a coleta do material. Desta forma, evitarão deslocamento dos usuários às unidades de saúde. 

+Boletim coronavírus nº 1 - 18/03/2020

+Saiba mais sobre o coronavírus

Laboratório

O Lacen/RS é o único laboratório do Rio Grande do Sul credenciado e certificado à realização do exame de contraprova — que confirma ou descarta o coronavírus. No momento, os laudos do Lacen/RS estão levando cerca de 48 horas para ficarem prontos devido à grande demanda observada no Estado. Todas as informações oficiais serão divulgadas nos boletins diários no site www.pelotas.com.br e nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Pelotas.

Tags

saúde, prevenção, coronavírus, boletim, 19 de março

Carregando 0%
Carregando 0%