ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assessoria de Comunicação

Boletim coronavírus nº 3 – 20/03/2020

Município continua sem casos confirmados de coronavírus

Por Ascom 20-03-2020 | 16:45:42

Pelotas continua sem casos confirmados de coronavírus (Covid-19). Até esta sexta-feira (20), 52 casos foram notificados na cidade. Oito deles já foram descartados para a doença. Quarenta e quatro permanecem sob suspeita estando em análise pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS). 

Do total de suspeitas informadas até o momento à Secretaria Municipal de Saúde, 29 são mulheres entre 8 e 64 anos, e 23 são de homens com idades entre 10 e 43 anos. 

Conforme a análise feita pela equipe da Vigilância Epidemiológica do Município, das unidade públicas de saúde e dos hospitais privados, os casos notificados são referentes a pessoas que viajaram ou mantiveram contato com outras que visitaram países ou cidades com surto ou transmissão comunitária confirmada. Entre os locais de origem dessas suspeitas estão os estados da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, além da região das praias do Caribe ede países como Portugal, Escócia, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Uruguai, Panamá.

Central de triagem começa a atuar

A Central de Triagem para o conoravírus criada pela Prefeitura de Pelotas começou a operar nesta sexta-feira (29). Das 8h às 18h, através do número (53) 3284-7700, o público poderá entrar em contato, exclusivamente, para informar sintomas associados à doença e saber se eles se enquadram nos critérios para realização do exame.

A Secretaria de Saúde (SMS) pede a colaboração da comunidade com o uso da linha telefônica: apenas para sanar dúvidas, a fim de possibilitar mais eficiência ao serviço.

Se os profissionais da Central comprovarem a suspeita, recomendarão o isolamento domiciliar e encaminharão equipe volante à residência para coletar material. Desta forma, evitarão deslocamento dos usuários às unidades de saúde. 

Veja mais

+Boletim coronavírus nº 1 - 18/03/2020

+Boletim coronavírus nº 2 - 19/03/2020

+Saiba mais sobre o coronavírus

Entenda

Existe uma equipe volante que, após ser avisada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) onde o paciente procurou atendimento, vai à casa da pessoa com suspeita para fazer a coleta. É bom reforçar que isso só ocorre quando se tem certeza da suspeita e não quer dizer que o usuário esteja com coronavírus.

A Vigilância reforça que ao receber a equipe para a realização do exame, a pessoa também é orientada a permanecer em isolamento domiciliar. Ela recebe várias orientações sobre como proceder e as medidas preventivas a serem adotadas, assinando um documento em que deixa claro que está ciente de que ela é uma SUSPEITA de coronavírus e não que tem a doença. 

“Alguns estão confundindo o documento com um atestado de que a pessoa tem a doença e não é isso. São apenas orientações e um termo de ciência, que reforça a importância da pessoa permanecer em isolamento domiciliar”, explica Ana Alice Maciel, enfermeira da Vigep.

Laboratório

O Lacen/RS é o único laboratório do Rio Grande do Sul credenciado e certificado à realização do exame de contraprova — que confirma ou descarta o coronavírus. No momento, os laudos do Lacen/RS estão levando cerca de 48 horas para ficarem prontos devido à grande demanda observada no Estado. Todas as informações oficiais serão divulgadas nos boletins diários no site www.pelotas.com.br e nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Pelotas.

Tags

coronavírus, boletim, covid-19, triagem, casos, suspeitos

Carregando 0%
Carregando 0%