ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Central de triagem de coronavírus recebeu 663 ligações em dois dias

Doze profissionais da Saúde respondem chamados da população durante dez horas ininterruptas. Fase de mitigação, declarada pelo Estado e pelo País, reflete em mudanças nos protocolos de atendimento a partir desta terça (24)

24-03-2020 | 14:43:58

Desde sexta-feira (20), a Prefeitura de Pelotas disponibiliza uma central telefônica para orientar pacientes com casos suspeitos do novo coronavírus, através do número (53) 3284-7700. O serviço da Secretaria de Saúde (SMS), que funciona das 8h às 18h ininterruptamente, de segunda a sexta-feira, foi uma das medidas anunciadas pela prefeita Paula Mascarenhas na semana passada, a fim de conter o avanço da doença (Covid-19) na cidade. Em dois dias, 663 ligações foram recebidas – 155 no primeiro dia e 508 nesta segunda-feira (23). Destas, 50 originaram encaminhamentos à Vigilância Epidemiológica, da SMS, em função dos sintomas e histórico relatados, para coleta de material para análise do Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen/RS).

Parte da equipe atendendo os chamados nesta terça-feira - Foto: Divulgação/SMS

+ Prefeitura anuncia novas medidas de enfrentamento do coronavírus

Quem atende os chamados são 12 profissionais da área da saúde: enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e auxiliar de consultório dentário, dependendo do caso apresentado. O meio de comunicação foi idealizado para facilitar o contato da população com os serviços de saúde em meio à pandemia e, por tanto, o contato deve ser utilizado, exclusivamente, para relatar os sintomas associados à Covid-19 (veja abaixo quais são) e receber orientações a respeito.

A Secretaria de Saúde pede a colaboração da comunidade para que utilizem o meio de comunicação apenas nestes casos, a fim de possibilitar mais eficiência no serviço.

Até esta segunda (23), na fase de contenção da doença, ao se comprovar a suspeita, uma equipe volante era encaminhada à residência para coleta do material. A partir desta terça (24), mudanças nos protocolos de atendimento serão realizadas conforme a declaração da fase de mitigação adotada em território gaúcho e nacional, mesmo naquelas cidades onde não há casos confirmados da doença, a exemplo de Pelotas. 

Fase de contenção para fase de mitigação

Diante da declaração de área de transmissão comunitária feita pelo governo estadual, no Rio Grande do Sul, e no Brasil, pelo Ministério da Saúde, o Centro de Operações de Emergências e a Secretaria Estadual de Saúde oficializaram a mudança da fase de contenção do vírus para a fase de mitigação – o que implica em mudanças no plano de contingência e em novos fluxos de atendimento.

Embora nenhum caso de coronavírus tenha sido confirmado em Pelotas até esta segunda-feira (23) e, consequentemente, não haja evidência de transmissão comunitária no município, a alteração também alcança a cidade, o que significa que, a partir desse momento, não serão mais realizados testes de todos os casos, e sim, apenas daqueles graves internados em UTI. As ações devem ser adotadas para evitar a ocorrência de casos graves e óbitos, conforme determinação do Ministério da Saúde e do Governo do Estado.   

A orientação, segundo os órgãos, é acionar medidas de atenção hospitalar para os casos graves e medidas restritivas individuais de isolamento e quarentena domiciliar para os casos leves. O novo protocolo prevê que todas as pessoas com síndrome gripais, diagnosticada pelas unidades de saúde, devem fazer isolamento de 14 dias e procurar os serviços de urgência em caso de agravamento dos sinais, principalmente, se apresentarem falta de ar.

Portanto, a partir desta terça (24), a Central, ao realizar a análise clínica dos pacientes, seguirá os seguintes protocolos:

- Pessoas com síndrome gripal* SEM sinais de gravidade

Serão orientadas ao isolamento domiciliar por 14 dias, bem como seus familiares, e recomendadas as medidas de precaução e isolamento

- Pessoas com síndrome gripal* COM sinais de gravidade

Devem buscar o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal. No local, deve ser comunicado à equipe, imediatamente, o sintoma gripal e a orientação recebida pela central telefônica. Se necessário, a UPA irá contatar a Central de Regulação da SMS para regular o leito de internação deste paciente.

* Síndrome gripal: paciente com febre de início súbito, acima de 37,8 °C, acompanhada de tosse OU dor de garganta, e pelo menos um dos sintomas: mialgia (dor muscular), cefaleia (dor de cabeça) ou artralgia (dor nas articulações), na ausência de outro diagnóstico específico. Nas crianças menores de dois anos, os sinais são febre de início súbito e sintomas respiratórios, como tosse, coriza e obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.

* Sinais graves: síndrome gripal (conforme definição anterior) associada à dispneia (falta de ar) ou a sintomas de gravidade, como desconforto respiratório ou aumento da frequência respiratória (avaliada de acordo com a idade); piora nas condições clínicas de doença de base; hipotensão (pressão baixa) em relação à pressão arterial habitual do paciente; em crianças: além dos itens anteriores, observar batimentos de asa de nariz, cianose (cor azulada ou acinzentada da pele, das unhas, dos lábios ou ao redor dos olhos), desidratação e inapetência (falta de apetite). 

Tags

central, coronavírus, orientação

Carregando 0%
Carregando 0%