SQA poda árvores da avenida 25 de Julho
Desde ontem (6) equipe de poda da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) está realizando poda nas aroeiras e salso-chorões da avenida 25 de Julho, zona norte de Pelotas. “Na quinta-feira podamos 20 árvores daquela via e nos próximos dias pretendemos vistoriar todas as demais. Estimamos que existam entre 150 e 180 espécies naquela avenida”, comentou o coordenador do setor, Celaniro Borges de Farias. Os galhos podados pela manhã são recolhidos à tarde, a fim de evitar acúmulo de entulhos nas vias públicas.
Durante a semana, o Setor de Podas trabalhou também nas avenidas 20 de Setembro e Duque de Caxias, no Fragata, onde, além de vistoriar e podar árvores, realizou a supressão de um eucalipto morto localizado perto do Canal Santa Bárbara. Nesta época do ano, em que começa a haver vento e espécies mortas representam riscos à população, uma vez que galhos mortos ou até árvores inteiras podem desprender-se e ferir transeuntes, a prioridade da SQA é atender as escolas, seguido pelas solicitações da comunidade de árvores totalmente secas.
“Em geral é necessário fazer o protocolo para solicitar poda ou supressão, mas no caso de árvores mortas fazemos a retirada com urgência, como medida de segurança”, explicou Farias. Para estes casos específicos (árvores completamente secas), os pedidos devem ser feitos pelo telefone 3284-4442.
Ao longo da semana, a Prefeitura suprimiu três grevilhas que estavam em péssimo estado fitossanitário na Bento Gonçalves e retirou troncos mortos, preparando a avenida para dar início ao projeto de arborização das principais avenidas de Pelotas - o plantio começará a ser feito na próxima terça-feira, dia 11 de maio, se fizer bom tempo. O trabalho na Bento Gonçalves foi executado pelo Sanep, em parceria com a Secretaria de Obras (SMO), e o 8º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz). O Exército cederá 20 soldados para trabalhar no projeto de arborização todas as terças, quartas e quintas-feiras.
Projeto de Arborização começa semana que vem
Criado pelo arquiteto paisagista Fernando Sparemberg e equipe da SQA, o projeto de arborização prevê para o município cerca de três mil novas mudas de árvores de 2,5 a 3 metros de altura – o plantio será realizado entre 11 de maio e o final de agosto, época em que a umidade é maior, devido a maior incidência de chuvas, e não faz tanto calor, o que aumenta a probabilidade de que as mudas vinguem para 80% e até 90%.
Cada via receberá mudas correspondentes ao padrão já existente no local. Assim, na Bento Gonçalves serão plantadas mais 60 mudas de grevilha robusta - as mudas e a terra vegetal já estão preparadas no Horto Municipal. Na sequência, a Juscelino Kubitschek de Oliveira ganhará mais ipês amarelos plantados, a Domingos de Almeida tipuanas, a Adolfo Fetter e a Rio Grande do Sul (Laranjal), coqueiros e hibiscos. Também receberão novas mudas a Ferreira Viana, a Duque de Caxias e a rua Marcílio Dias, entre outras vias.
Como têm acontecido todos os anos, o Horto Municipal já está doando, desde o início do mês, mudas de árvores à comunidade. O Horto I está localizado no prolongamento da avenida Bento Gonçalves, em frente ao Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) e o II próximo da Barragem Santa Bárbara. A SQA, localizada na rua Professor Araújo, 1.653, especifica quais as espécies são próprias para a calçada e orienta sobre o local, irrigação e posição solar adequados a cada planta. Telefone 3284-4446.