
SQA realiza manejo arbóreo em áreas centrais de Pelotas
A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), concluiu nesta semana o manejo arbóreo no Parque Dom Antônio Zattera e na Praça Coronel Pedro Osório. As intervenções, feitas em áreas de grande fluxo de pedestres e veículos, têm como objetivo reduzir riscos e preparar a cidade para enfrentar os eventos climáticos extremos que vêm se tornando mais frequentes.
No Parque Dom Antônio Zattera, uma espécie denominada tipuana*, muito antiga, foi suprimida após avaliação técnica constatar rachaduras no tronco, inclinação para a via, movimentação de solo e risco de contato com a rede elétrica. Já na Praça Coronel Pedro Osório, foi realizada a poda de um jacarandá localizado em frente à Biblioteca Pública, junto à calçada e área de estacionamento.
SQA realizou poda na praça Coronel Pedro Osório e supressão de uma árvore no Parque Dom Antônio Zattera. Fotos Volmer Perez
Essas ações integram o programa de manejo preventivo da SQA, que já resultou em intervenções importantes, como a substituição das árvores exóticas da avenida Rio Grande do Sul, no Laranjal, por espécies nativas mais seguras e adequadas ao espaço urbano. O secretário de Qualidade Ambiental, Márcio Souza, destacou os resultados. “No último temporal, tivemos o conhecimento de apenas uma árvore caída devido aos ventos fortes e solo encharcado. Isso demonstra que o trabalho de prevenção já está tendo resultados, diminuindo os riscos para a população.”
Segundo a SQA, cerca de 50% das áreas prioritárias da cidade já foram avaliadas. A expectativa é de que até o início do próximo ano o processo esteja concluído, passando a ser permanente e garantindo monitoramento constante das árvores em praças, parques e avenidas.
*Editado às 19h12