Modelos meteorológicos apontam possibilidade de 120 milímetros de precipitação nesta sexta-feira (22)

Prefeitura mobiliza frentes de trabalho para cenário de chuvas

Modelos meteorológicos apontam possibilidade de 120 milímetros de precipitação nesta sexta-feira (22)
Por Matheus Cabistany 21-08-2025 | 19:45:40
Tags: chuva, drenagem, previsão do tempo

A Prefeitura acompanha atentamente o cenário meteorológico previsto para as próximas 48 horas no município. Segundo a Secretaria da Defesa Civil, os modelos projetados pelo Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet/UFPel) apontam volume de chuva entre 50 e 120 milímetros nesta sexta-feira (22). Diante desse panorama, o prefeito Fernando Marroni reuniu equipes do Sanep e das secretarias incluídas no plano de contingência, na tarde desta quinta-feira (21), no Paço Municipal, para mobilizar as frentes de trabalho no atendimento de ocorrências.

Reunião de planejamento visa alinhar ações e minimizar impactos à população. Fotos: Matheus Cabistany

Caso a hipótese de maior quantidade de chuva prevaleça, o município poderá atingir, em um único dia, o volume de chuva esperado para todo o mês. Historicamente, Pelotas registra cerca de 120 milímetros de precipitação pluviométrica em agosto, conforme dados do Sanep. O chefe do Executivo destaca a importância de aliar esforços no enfrentamento a eventos climáticos. 

"Nós temos um planejamento de contingência estruturado, liderado pela Defesa Civil, que garante equipes de plantão a partir desta madrugada, com maquinários e efetivos preparados, com foco em minimizar os possíveis impactos e proteger a população", salienta Marroni.

Município poderá registrar, em um único dia, volume de chuva esperado para todo o mês. Foto: Miguel Mishuo

As equipes da SSUI e do Sanep garantem a operação 24 horas por dia dos sistemas de micro e macrodrenagem, com atuação em pontos de acúmulo de água e desobstrução de redes pluviais. As sete casas de bombas, responsáveis pelo escoamento das águas, funcionarão ininterruptamente: Anglo, Castilho, Doquinhas, Farroupilha, Leste, Olvebra e Pontal da Barra. 

De acordo com boletim emitido pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, há possibilidade de rajadas de vento, queda de granizo e descargas elétricas. O secretário municipal da Defesa Civil, Milton Martins, orienta a população a evitar exposição a situações de risco e ficar atenta aos canais oficiais de comunicação da Prefeitura. O telefone da pasta está disponível para registro de ocorrências: (53) 99700.7575. Além disso, a SSUI conta com o número (53) 99175.5853 (apenas WhatsApp). 

Também estiveram representadas na reunião de planejamento as Secretarias de Assistência Social (Sas), Desenvolvimento Rural (SDR), Qualidade Ambiental (SQA), Obras e Pavimentação (Smop), Segurança Pública (SSP), Transporte e Trânsito (STT), e Urbanismo (Seurb).

Notícias Relacionadas

Prefeitura passa a utilizar cotas nas seleções públicas

Prefeitura passa a utilizar cotas nas seleções públicas

Obras de esgoto na UBS da Z3 estão em fase de conclusão

Obras de esgoto na UBS da Z3 estão em fase de conclusão

Prefeitura revitaliza Terminal Guanabara do transporte coletivo

Prefeitura revitaliza Terminal Guanabara do transporte coletivo

Guarda Municipal prende dois suspeitos em ações distintas

Guarda Municipal prende dois suspeitos em ações distintas