
SAS e INSS querem acelerar pagamento de benefícios
A Secretaria de Assistência Social (SAS) estuda a possibilidade de firmar um Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para acelerar o repasse de benefícios a pessoas com deficiência e idosos. A medida tem potencial para diminuir o tempo de espera em até 120 dias.

Foto: Divulgação/SAS
Nesta semana, equipe e secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, estiveram reunidos com a gerente do INSS – agência Pelotas, Carmem Regina Pinto Miranda, e com os técnicos do Seguro Social para discutir o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).
Atualmente, os cidadãos procuram o INSS para agendar a avaliação e após a primeira análise, no caso de a composição familiar informada não corresponder aos dados do Cadastro Único, devem ir até a SAS fazer a atualização. O acordo permitiria que o usuário fosse atendido em um único local, a SAS, onde poderia levar sua documentação sem a necessidade de esperar a análise e com o agendamento para perícia definido. A iniciativa está em fase de apreciação.