
Família Acolhedora estará em foco na Fenadoce
A Prefeitura promove, nesta terça-feira (29), às 19h, um encontro entre o poder público, participantes do Família Acolhedora, e a comunidade de Pelotas. O objetivo da ação, que será realizada no estande da Prefeitura na Fenadoce, é sensibilizar mais pessoas a oferecerem uma família temporária a crianças e adolescentes que, por diferentes razões, estão afastadas das suas famílias de origem. Em Pelotas, 53 crianças e adolescentes estão vivendo em abrigos, e muitas delas poderiam estar com famílias temporárias.
A cerimônia está organizada para ser leve e rápida, com a exposição de bons motivos para acolher as crianças que, assim, não precisarão viver em um abrigo em momentos que mais precisam de afeto. Quem participar conhecerá histórias de acolhidas e acolhedoras.
O “Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora” é um serviço federal, alternativo ao abrigamento institucional tradicional, que estimula famílias, independentemente de como são formadas, a acolher crianças e adolescentes enquanto uma solução definitiva não é possível. A proposta é oferecer um lar temporário com tudo que todos os lares deveriam ter: atenção, cuidados e carinho. No encontro, as famílias contarão como é receber uma criança, e o que fica nas suas vidas quando cada uma delas sai das suas casas. Uma adolescente acolhida falará sobre o que mudou na sua vida com a saída do abrigo e a chegada em uma nova família, e o poder público falará sobre o processo de seleção das famílias.