Aplicativo vai facilitar a comunicação entre central de regulação e equipes do Samu que estão na rua

Samu aposta em nova tecnologia para agilizar atendimento

Aplicativo vai facilitar a comunicação entre central de regulação e equipes do Samu que estão na rua
Por Autor desconhecido 15-10-2019 | 13:27:47
Tags: saúde, samu, aplicativo, tecnologia

Desde sexta-feira (11), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Pelotas conta com uma nova tecnologia. É o aplicativo SAPH Móvel, através do qual os socorristas, por meio de celulares, poderão anotar e enviar à central do Samu, na avenida Bento Gonçalves, cada detalhe do serviço prestado. Basicamente, o aplicativo busca facilitar e agilizar a comunicação entre a central de regulação e as equipes do Samu que estão na rua.

Novo sistema será usado pelas equipes do Samu - Fotos: Michel Corvello

Até então, tudo era feito através de rádio e apenas uma equipe por vez podia comunicar-se com a central. “Vai ajudar muito no fluxo de trabalho. Através do aplicativo, o médico regulador vai saber a situação do paciente e poderá orientar a equipe em tempo real”, diz a radioperadora Bruna Bretanha. 

Além de computar a sequência de eventos do atendimento, o app inclui um mapa georreferenciado às equipes em trânsito, para que cheguem o mais rápido possível ao local do chamado.Outra vantagem do sistema é a possibilidade de inserção dos dados do paciente no momento do atendimento, o que permitirá a criação de um banco de dados sobre o usuário, que será facilmente acessado através do computador ou do celular. 

“Antes fazíamos tudo a mão, mas com o aplicativo as informações estarão à disposição da equipe sempre que necessário. É uma via de mão dupla, que só trará benefícios à comunidade, principalmente agilidade e mais segurança”, garante o médico da regulação, Sergio Cioffi Traunetti.

Samu completa 14 anos de trabalho dedicados a Pelotas

Conforme a coordenadora do Samu, enfermeira Sabrina Lima, a adoção do SAPH é uma conquista para a cidade. “Precisamos aproveitar o que a tecnologia nos oferece. Agora estaremos conectados diretamente a nossas equipes”, afirma, pedindo que a população não estranhe o uso de celulares por parte dos socorristas: “eles não vão estar nas redes sociais, mas sim trabalhando para salvar vidas.” 

Desenvolvido pela empresa True Information Technology, o aplicativo já é utilizado por equipes em Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Distrito Federal e Rio Grande do Norte.  

Números

Até julho de 2019, 8.222 usuários haviam sido socorridos pelas equipes do Samu, após a regulação de 19.848 ligações. Do total de atendimentos realizados de janeiro de 2018 a julho de 2019 – 22.450 –, 12.396 foram casos clínicos, 6.358 eventos traumáticos, 3.317 situações psiquiátricas e 379 obstétricas. Na contramão da vida, o número de trotes também foi grande, com 15.059 falsos pedidos de socorro em 2018 e 6.366 de janeiro a julho de 2019.

Quando chamar o Samu

Nas urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população, tais como:

- ocorrências cardiorrespiratórias

- casos de intoxicações e queimaduras graves

- acidentes de trânsito

- traumas

- trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou feto

- tentativas de suicídio

- acidentes com armas de fogo ou arma branca

- casos de afogamentos, choque elétrico e produtos perigosos

- crises convulsivas

- entre outras situações que requerem atendimento médico

Ajude a agilizar o serviço

  • Ficar próximo à vítima
  • Tentar mantê-la calma
  • Seguir as orientações passadas pelo médico regulador
  • Informar quantas pessoas envolvidas - uma, duas, três ou mais
  • Dizer qual o tipo e proporção do acidente
  • Informar se a vítima está conversando, se está consciente, bateu a cabeça ou se tem algum sangramento. Em alguns casos, se está desacordada, mas respira
  • O nome da rua e número, e, se tiver, algum ponto de referência
  • Não passar trotes

Notícias Relacionadas

Retrate realiza curso profissionalizante de patchwork

Retrate realiza curso profissionalizante de patchwork

SAMU Pelotas se destaca em competição durante seminário dos 20 anos do SAMU Guaíba

SAMU Pelotas se destaca em competição durante seminário dos 20 anos do SAMU Guaíba

Rede Psicossocial define cronograma dos Caps na Rua

Rede Psicossocial define cronograma dos Caps na Rua

Prefeitura está engajada no Agosto Dourado

Prefeitura está engajada no Agosto Dourado