ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Samu completa 14 anos de trabalho dedicados a Pelotas

Serviço começou a atuar na cidade em agosto de 2005. Prefeita Paula agradeceu, à equipe, a dedicação e a agilidade

28-08-2019 | 12:14:11

Ajudar quem precisa de socorro médico de urgência tem sido, há 14 anos, a missão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Pelotas, que é referência para a Zona Sul do Estado. Com a média de 1,2 mil atendimentos mensais, 97 colaboradores, quatro ambulâncias – uma de atendimento avançado –, dois veículos para transporte simples e duas motolâncias, a atividade soma mais de 14 mil atendimentos apenas em 2018.

Nessa conta não entram as 34.804 regulações realizadas no mesmo período, oriundas de 11 municípios da região. Para marcar a data, a direção do Samu realizou nesta terça-feira (27) uma confraternização que reuniu os colaboradores do Serviço e a prefeita Paula Mascarenhas.

Equipe comemorou aniversário do Serviço no município – Fotos: Michel Corvello
“Só quem já precisou do Samu sabe a importância desse serviço e o quanto alivia ver a ambulância chegando. Às vezes, não dá nem tempo de agradecer, mas eu faço isso aqui, agradecendo em meu nome e em nome da comunidade pelotense pelo trabalho dedicado de cada membro da equipe”, afirmou Paula, contando que um familiar já precisou do Samu, e o atendimento ágil e zeloso fizeram muita diferença.

Ela aproveitou para conhecer a nova infraestrutura do Serviço Móvel, que agora funciona no prédio da UPA Bento, localizada na avenida Bento Gonçalves. Enquanto caminhava pelos espaços mais amplos e organizados, a prefeita observava com atenção o "ir e vir" das equipes de socorro, comentando que o serviço nunca parava. 

Durante a hora em que Paula e sua equipe permaneceram no local, mais de quatro casos foram atendidos, incluindo o de uma criança que estava desacordada em casa e foi socorrida pelo Samu. O caso, segundo o médico Sergio Cioffi Traunetti, que atendeu a ocorrência, teve um final feliz devido à rapidez no atendimento prestado. “A atuação do Samu faz muita diferença. Lidamos com vidas. A rotina nem sempre é fácil, mas faço porque gosto”.

A fala dele é reforçada pelo condutor socorrista Gilberto Padilha Almeida, 59 anos, o mais antigo colaborador do Samu, onde trabalha desde a fundação, em agosto de 2005: “É gratificante fazer esse trabalho, salvar uma vida, ver outra nascendo. Não tem preço.” Além da prefeita, participaram das comemorações o vice-prefeito Idemar Barz, o atual secretário de Saúde, Leandro Thurow, e a futura gestora da pasta, Roberta Paganini Lauria Ribeiro.  

Números registrados

Até julho de 2019, 8.222 usuários haviam sido socorridos pelas equipes do Samu, após a regulação de 19.848 ligações. Do total de atendimentos realizados de janeiro de 2018 a julho de 2019 – 22.450 –, 12.396 foram casos clínicos, 6.358 eventos traumáticos, 3.317 situações psiquiátricas, e 379 obstétricas. Na contramão da vida, o número de trotes também foi grande, com 15.059 falsos pedidos de socorro em 2018 e 6.366 de janeiro a julho de 2019.

Segundo a coordenadora do Samu, enfermeira Sabrina Lima, a quantidade enorme de chamadas de ocorrências inverídicas e o fato das pessoas não entenderem o objetivo do Samu ainda são um grande empecilho a uma atuação mais efetiva. “Já aconteceu de sairmos para atender uma situação e constatar que era um trote, atrasando o socorro de um caso real. Ou então, a pessoa liga, dá vários sintomas significativos e, ao chegarmos lá, constatamos uma dor de dente. Por incrível que pareça, isso ainda acontece e é um desafio diário separar o que merece ou não atenção”, explica.

Leia mais

Prefeita entrega três veículos novos ao Samu Regional

Samu Regional recebe ambulâncias para atendimento básico e UTI Móvel

Conheça o Serviço

Com equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, condutores, telefonistas e equipes administrativas, o Serviço é um braço fundamental da rede pública de saúde, atuando 24h na resposta aos casos de urgência. Destaca-se a atuação ágil dos responsáveis pela regulação, tipo de filtro que define os casos que serão atendidos – conforme critérios médicos específicos – e orienta a população quanto às demais situações. 

Atualmente, o Samu de Pelotas faz a regulação do atendimento para dez municípios da região, além de Pelotas: São José do Norte, Pinheiro Machado, Canguçu, São Lourenço do Sul, Capão do Leão, Arroio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, Jaguarão e Piratini.

Confira as fotos da reportagem neste link do Flickr da Prefeitura.

Tags

saúde, samu, socorro, urgência, 14 anos de atuação em Pelotas, comemoração, participação da prefeita, registros de atendimentos

Carregando 0%
Carregando 0%