Bairro Centro registra 45% dos positivados pela Covid-19 no município

Região central prevalece com maior número de casos de coronavírus

Bairro Centro registra 45% dos positivados pela Covid-19 no município
Por Autor desconhecido 10-06-2020 | 12:38:29
Tags: zoneamento , coronavírus , covid-19 , centro

O segundo zoneamento de casos de Covid-19 no município foi divulgado durante a transmissão de vídeo ao vivo da prefeita Paula Mascarenhas nesta quarta-feira (10). A pesquisa é baseada em 119 casos confirmados, registrados até segunda-feira (8). Os dados apontam que, deste número, 45% dos pacientes residem no Centro da cidade, seguido por 14% que residem no Areal, 11% nas Três Vendas e 9% que moram no Fragata.

Veja mais

+ Região central concentra maior número de casos do coronavírus no município

O mapa também aponta que 9% dos casos estão no Laranjal, 8% no São Gonçalo e 2% na região da Barragem e Zona Rural cada. O levantamento é conforme os infectados são notificados à Vigep pelo Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen/RS), laboratórios credenciados, hospitais e farmácias locais no máximo em 24 horas após o resultado.

O zoneamento é realizado pela Vigilância Epidemiológica (Vigep) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o Observatório de Segurança Pública de Pelotas,

Centro continua como a região com mais casos confirmados de coronavírus - Arte: Mariana Valente

A prefeita destacou na transmissão que o segundo zoneamento não teve muita alteração em comparação com o primeiro, apresentado no último dia 4. “Continuamos tendo o Centro com a maior incidência, a diferença entre um mapa e outro é o aumento de casos, que está se dando pelo aumento de testagem, principalmente de testes rápidos, que indicam que as pessoas testadas já tiveram contato com o vírus no passado e hoje têm anticorpos, contabilizando como caso confirmado quando o teste dá positivo”, explicou Paula. 

Parceria para tabular dados

A coordenadora do Observatório, Cíntia Aires, informa que os dados para realizar o mapeamento são repassados pela SMS, mantendo a privacidade do paciente, sem identificação do mesmo. “Temos acesso apenas às informações para realizar a pesquisa, como idade, o período de monitoramento e o endereço do paciente para qualificar os dados”, ressalta.

A chefe da Vigep, Carmem Viegas, afirma que a pasta realiza o monitoramento caso a caso, acompanhando o paciente positivado e também o contactante, ou seja, a pessoa que teve contato com o infectado. A SMS segue o protocolo de testagem da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e de isolamento para cada caso, o qual é individualmente planejado, podendo ser atendido pela atenção básica ou pelo seu médico particular, sendo monitorado a cada 48 horas para que se acompanhe o quadro clínico do paciente.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel. 

Notícias Relacionadas

Theatro Sete de Abril abre as portas para o aniversário de Pelotas

Theatro Sete de Abril abre as portas para o aniversário de Pelotas

Rede de Frio da Saúde recebe gerador para garantir conservação de vacinas

Rede de Frio da Saúde recebe gerador para garantir conservação de vacinas

Conab entrega 13,8 toneladas de alimentos a famílias de Pelotas

Conab entrega 13,8 toneladas de alimentos a famílias de Pelotas

Prefeito participa da assinatura de acordo da UFPel com o Museu do Hip-hop

Prefeito participa da assinatura de acordo da UFPel com o Museu do Hip-hop