Parceria entre Prefeitura e Ministério da Saúde marca avanço para o Pronto-Socorro

Ministério da Saúde confirma parceria com o GHC para o Hospital de Pronto-Socorro de Pelotas

Parceria entre Prefeitura e Ministério da Saúde marca avanço para o Pronto-Socorro
Por Ricardo Bandar 20-12-2025 | 15:36:15
Tags: Pronto Socorro , GHC , Parceria

Na manhã deste sábado (20), o prefeito de Pelotas esteve em Porto Alegre para participar de ato do Ministério da Saúde, com a presença do ministro de saúde Alexandre Padilha, presidente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Gilberto Barichello, e autoridades federais, estaduais e municipais. Durante o evento, foi confirmada a parceria entre a Prefeitura de Pelotas e o Ministério da Saúde que garantirá ao GHC a gestão do Hospital de Pronto-Socorro do município.

A administração municipal vem trabalhando na conclusão da obra, na aquisição dos equipamentos e na organização da estrutura necessária para o funcionamento da unidade. Com a parceria anunciada, o GHC contribuirá diretamente com a gestão do Pronto-Socorro, com a previsão do início das atividades a partir do mês de maio de 2026.

Cooperação entre governo Federal, Estado e Prefeitura integra esforço conjunto para melhor atender a população pelotense e da região sul. Imagens - Ricardo Bandar/Secom
O prefeito de Pelotas destacou a importância do anúncio para a qualificação da saúde pública no município. “Na presença do ministro da Saúde e do presidente do Grupo Hospitalar Conceição, foi anunciado que o GHC vai assumir a gestão do Hospital de Pronto-Socorro de Pelotas. É uma excelente notícia para a cidade, pois teremos mais qualidade na gestão do Pronto-Socorro, com financiamento do governo federal. Trata-se de uma grande conquista para Pelotas”, afirmou o prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Ângela Moreira Vitória, comemorou o anúncio feito pelo Ministério da Saúde e destacou a relevância da parceria para a qualificação da assistência hospitalar de urgência e emergência em Pelotas e na região. “O município já conta com a Carreta da Saúde da Mulher e com as Ofertas de Cuidado Integrado, que garantem ao usuário do SUS todo o percurso do atendimento, da consulta ao diagnóstico. Pelotas já aderiu a esse componente com um investimento de cerca de R$ 3 milhões, o que representa um número expressivo de procedimentos realizados ao longo do tempo”, explicou a secretária.

Vale destacar também a adesão do município ao componente do programa que permite a hospitais com dívidas junto à União obterem carência e abatimento desses débitos em troca da ampliação da oferta de serviços à população. Nesse modelo, a Santa Casa de Pelotas assume o compromisso de ofertar mensalmente procedimentos como angioplastias, artroplastias de quadril e joelho e avaliações cirúrgicas cardiológicas, ampliando o acesso da população a atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O ato incluiu ainda a assinatura de compromissos do programa com diversos municípios gaúchos, no mesmo modelo adotado por Pelotas.

Ao final da cerimônia, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou o compromisso do governo federal com o município e com a parceria para a gestão do Hospital de Pronto-Socorro.

 “O Ministério da Saúde, em parceria com o governo do Estado, o município de Pelotas e o Grupo Hospitalar Conceição, assegurará as condições necessárias para o início do funcionamento do Hospital de Pronto-Socorro. Esta cooperação institucional garantirá a gestão qualificada da unidade e a ampliação do atendimento à população”, afirmou o ministro.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou o compromisso do governo federal com o município. Imagem - Ricardo Bandar/Secom

O novo Hospital de Pronto-Socorro de Pelotas conta também com a participação do Governo do Estado, que atua em parceria com o município na viabilização da obra e na estruturação da unidade. A cooperação entre governo Federal, Estado e Prefeitura integra o esforço conjunto para qualificar a rede de urgência e emergência e ampliar o atendimento à população de Pelotas e da região Sul.

Notícias Relacionadas

Carreta da Saúde fica até dia 20 de janeiro em Pelotas

Carreta da Saúde fica até dia 20 de janeiro em Pelotas

Samu leva conhecimento ao Shopping Pelotas

Samu leva conhecimento ao Shopping Pelotas

Vigilância Sanitária apreende 50 quilos de carne bovina em Pelotas

Vigilância Sanitária apreende 50 quilos de carne bovina em Pelotas

Olimpíadas dos Caps celebram avanços na área da saúde mental no município

Olimpíadas dos Caps celebram avanços na área da saúde mental no município