Paula e Idemar conheceram o projeto Ciclo Verde Pelotas, que visa fortalecer ações de gestão ambiental em diversas localidades da cidade

Prefeitura lança projetos na área ambiental

Paula e Idemar conheceram o projeto Ciclo Verde Pelotas, que visa fortalecer ações de gestão ambiental em diversas localidades da cidade
Por Kerolin Lulhier 09-06-2021 | 18:09:33
Tags: qualidade ambiental , gestão ambiental , arborização urbana , árvores , espaços verdes

Foi lançado nesta quarta-feira (9), no Paço Municipal, o novo projeto na área ambiental do Município, o Ciclo Verde Pelotas. O projeto é realizado pela Prefeitura e tem o objetivo de fortalecer as ações voltadas para a gestão ambiental urbana, como o manejo arbóreo, arborização urbana, incentivo ao plantio, entre outras atividades. No encontro com a prefeita Paula Mascarenhas e com o vice-prefeito Idemar Barz, o secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, acompanhado da equipe da pasta, apresentaram o projeto e todas as suas vertentes.

Paula parabenizou as ações e lembrou que todos os cidadãos têm compromisso com a preservação do meio ambiente. 

“Essa é uma ideia de responsabilidade coletiva. Queremos lugares cada vez mais verdes e bonitos em Pelotas”, destacou.

Schaefer ressaltou que essas iniciativas eram compromissos do Plano de Governo da atual gestão, que estão sendo postos em prática com racionalização e eficiência, para que a população possa usufruir de espaços cada vez mais arborizados.  

O decreto foi assinado nesta quarta-feira (9). Fotos: Gustavo Vra

Conheça os programas

Adote Uma Área Verde

O programa Adote Uma Área Verde - que pertence ao Ciclo Verde Pelotas - tem a finalidade de proporcionar a conservação, bem como a qualificação e a expansão de áreas verdes da cidade por parte de empreendimentos particulares. No encontro desta quarta-feira (9), a prefeita Paula Mascarenhas assinou o Decreto nº 6.412, de 28 de maio de 2021, que institui o funcionamento do programa no município.

Os empreendedores ou cidadãos interessados em fazer parte do projeto, poderão - de acordo com o artigo 2º do decreto em questão - auxiliar na urbanização de jardins, canteiros, rótulas e semelhantes, assim como instalar lixeiras, nos moldes do Município ou aprovados pelo mesmo. Empreendedores também poderão contribuir com a construção de equipamentos esportivos ou de lazer em praças públicas e realizar a manutenção e conservação de áreas verdes adotadas.

Para adotar uma área verde é necessário apresentar alguns documentos. São eles:

-Termo de Requerimento (preenchido e assinado);

-Cópia simples do CPF e do RG do representante legal;

-Procuração por instrumento particular;

-Certidão Negativa de Débitos Municipais;

-Mapa de localização da área a partir de pontos de referência conhecidos (podendo ser um mapa do Google Maps ou Google Earth), 2 (duas) fotos uma de cada perspectiva e que contemplem todo o espaço em que se pretende efetuar a adoção, incluindo um croqui (desenho simples/esboço) da área de intervenção; e,

-Proposta paisagística com indicação das espécies nativas e/ou frutíferas a serem plantadas por meio de legenda, da instalação de equipamentos/lixeiras, trilhas e paisagismo (caso necessário) e projeção da localização das placas.

A documentação será analisada pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) em até 10 dias úteis, e em caso de pendências ou equívocos nos documentos apresentados, o representante da instituição será notificado e terá cinco dias úteis para manifestar-se.

Sendo aprovada a adoção, o representante legal da instituição receberá o Termo de Adoção de Área Verde – TAV, que formaliza o ato. A adoção tem duração de dois anos, podendo ser prorrogada. 

Ciclo Verde Pelotas

A Prefeitura criou o programa Ciclo Verde Pelotas, que através de três eixos - bairro verde, compensatória verde e ação verde - tem o objetivo de dar atenção e preservar as áreas verdes da cidade.  

O ‘bairro verde’ consiste em realizar um levantamento de demandas de manejo arbóreo em microrregiões da cidade. Após, as equipes da SQA serão redirecionadas para essas localidades a fim de fazer a avaliação das espécies arbóreas na região. Caso haja necessidade, serão realizadas ações de poda, supressão ou transplante das árvores encontradas. Posteriormente, será feito o plantio de mudas adequadas para o local, com o intuito de rearborizar a área.

A ‘compensatória verde’ refere-se ao ato de reparar a perda de espécies arbóreas em virtude da ação de cidadãos e/ou empreendimentos. Neste quesito, a pessoa ou instituição que realizar a retirada de árvores deverá compensar o ato com a doação, plantio e manutenção de mudas de árvores por dois anos. Todas as ações deverão ter aprovação técnica do Município e serão supervisionadas.

A busca de entidades do terceiro setor para realizar, em conjunto com a SQA, o plantio de mudas em áreas verdes é, de acordo com a Secretaria, intitulada ‘ação verde’. Schaefer explica que a ideia é aproximar a sociedade de entidades não-governamentais, que compõem o terceiro setor, para que possam atuar em conjunto na busca por um ambiente mais agradável.

Ainda de acordo com o responsável pela pasta ambiental do Município, a metodologia será posta em prática a partir de 1º de julho, e terá o auxílio de reeducandos do projeto Mão de Obra Prisional (MOP) na realização do plantio de árvores.

O novo Guia de Arborização do município também foi pauta do encontro desta manhã. O documento técnico esclarece sobre a forma correta de realizar o plantio de mudas, quais as espécies são mais adequadas para determinados locais. O material será distribuído nos próximos dias. 

Doação de mudas no Horto Municipal

A SQA informou ainda durante a atividade desta quarta-feira que a doação de mudas de diversas espécies arbóreas está sendo realizada no Horto Municipal. Interessados devem entrar em contato com a Secretaria para realizar o pedido. São doadas até cinco mudas por CPF.

A Secretaria de Qualidade Ambiental está localizada na avenida Domingos de Almeida, 1490, no Areal (dentro do espaço do Museu da Baronesa). O contato pode ser feito através dos fones (53) 3227.5442 / 3227.7642.

Notícias Relacionadas

Parque da Baronesa deve ter horário ampliado no verão

Parque da Baronesa deve ter horário ampliado no verão

Prefeitura participa de Dia de Campo sobre mudanças climáticas

Prefeitura participa de Dia de Campo sobre mudanças climáticas

Parque da Baronesa ganha nova iluminação

Parque da Baronesa ganha nova iluminação

Prefeitura conclui nova iluminação do Parque da Baronesa

Prefeitura conclui nova iluminação do Parque da Baronesa