Dezenas de pessoas foram até à Associação de Amigos da localidade na noite de terça-feira (16), para se reunir com o prefeito Fernando Marroni e o secretariado

Sítio Floresta demanda por infraestrutura no Bairro

Dezenas de pessoas foram até à Associação de Amigos da localidade na noite de terça-feira (16), para se reunir com o prefeito Fernando Marroni e o secretariado
Por Roberto Ribeiro 17-12-2025 | 09:15:02
Tags: Prefeitura no Bairro , Sítio Floresta , Demandas

Limpeza de valetas e melhoria no pavimento das ruas dominaram a pauta de demandas apresentadas pela comunidade do Sítio Floresta, zona norte da cidade, na noite de terça-feira (16), na terceira edição do Prefeitura no Bairro. O programa, que no Sítio foi realizado na sede da Associação de Amigos, leva o prefeito Fernando Marroni e a maioria dos secretários às comunidades para ouvir diretamente da população, as demandas por melhorias nos serviços públicos oferecidos pelo município. Instituída em novembro, a iniciativa já promoveu encontros entre governo e população no Balneário dos Prazeres (Barro Duro) e no Arco-Íris.

“Apesar de todos os nossos esforços e de perspectivas promissoras para o ano que vem, quando vamos trabalhar com o nosso orçamento, Pelotas tem carências profundas que continuarão impactando a vida da população, e a população pelotense tem todo o direito à impaciência”, disse o prefeito Fernando Marroni. Embora reconhecendo as dificuldades, o prefeito deixou um recado de otimismo à população. “Estamos com as contas em dia depois de herdar 14 meses de restos a pagar, conseguimos captar R$ 600 milhões em recursos, temos um programa para a cidade e vamos executá-lo”, garantiu.

Além dos compromissos assumidos para intensificar os serviços de microdrenagem, a Prefeitura terá outros temas de casa demandados pela população do loteamento. A ampliação dos serviços de saúde na UBS é um deles. A permissão nos últimos 20 anos da construção de condomínios horizontais em toda a cidade, sem a devida ampliação de serviços públicos para acolher o aumento da densidade demográfica, pressiona a oferta e a qualidade das tarefas que cabem à Prefeitura. Uma realidade que também afeta a população do Sítio Floresta. Conforme a secretária de Saúde, Ângela Moreira Vitória, se atualmente o número de cadastrados na Unidade é de oito mil, suspeita-se que este contingente hoje seja de 12 mil. 

Limpeza de valetas e melhoria no pavimento das ruas dominaram a pauta de demandas. Fotos: Rafael Almeida/Secom

Para a dona de casa Naura Pinto, que se dirigiu com o marido Diego Correia, e com o filho, José Guilherme, de um ano e cinco meses, à ampla sede da Associação para acompanhar o Prefeitura no Bairro, a experiência serviu de aprendizado. “É importante ouvir o lado da Prefeitura, nós cobramos demais mas não fazemos a nossa parte”, disse ela, que durante o evento se manifestou para cobrar um engajamento maior dos seus vizinhos no cuidado com o loteamento, sobretudo no descarte irregular de resíduos, e também das condições de encanamento. Nem ela nem o marido lembravam de tantos secretários municipais juntos, além do prefeito, na localidade, disponíveis para ouvir a população. Nem de tanta gente reunida em uma mesma audiência. “Espero que dê resultado. O Sítio, assim como toda a cidade, tem muitos problemas de infraestrutura”, afirmou.

O presidente da Associação dos Amigos do Sítio Floresta, Ivan Lautenschlager, eleito há dois meses com 536 votos, também considerou positivo o encontro. “Para nós, foi muito produtivo, é muito importante que o prefeito e os secretários venham ouvir os moradores e ver a nossa realidade de perto, o bairro está abandonado há anos, precisamos que o poder público acompanhe isso de perto”, disse. 

Notícias Relacionadas

Campanha Dezembro Verde conscientiza contra o abandono de animais

Campanha Dezembro Verde conscientiza contra o abandono de animais

Prefeitura lamenta falecimento de servidor da SQA

Prefeitura lamenta falecimento de servidor da SQA

Parque da Baronesa recebe câmeras com inteligência artificial

Parque da Baronesa recebe câmeras com inteligência artificial