Dois mil exames fazem parte da pesquisa EPICovid-19 realizada pela UFPel

Pelotas alcança os 4.051 testes para detectar casos de Covid-19

Dois mil exames fazem parte da pesquisa EPICovid-19 realizada pela UFPel
Por Autor desconhecido 28-05-2020 | 14:48:39
Tags: saúde, coronavírus, mulheres, jovens, Ministério da Saúde, testes, exames

Dois meses depois de ter notificado o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus, Pelotas registra a marca de 4.051 exames feitos em moradores do município. Desse total, 74 pessoas tiveram as análises positivas para a Covid-19, sendo que quatro são resultado da pesquisa feita pela UFPel

Segundo levantamento acumulativo da testagem semanal, feito pela Vigilância Epidemiológica, a rede de saúde, pública e privada, já testou 2.051 pessoas em Pelotas. Do total, 388 exames foram interpretados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), 510 são relativos a testes rápidos enviados pelo governo do Estado e gerenciados pelo município, e 1.153 são análises realizadas em laboratórios privados, credenciados pelo Ministério da Saúde. 

A pesquisa EPICovi-19, realizada pela Universidade Federal de Pelotas, como ferramenta encomendada pelo governo do Estado para mapear a evolução de casos da doença no Rio Grande do Sul, soma os resultados dos testes em moradores do município nos números oficiais. Com a quarta etapa do estudo concluída, o número de testes rápidos alcança o total de 2.000 moradores.

Testes rápidos são os mais aplicados em Pelotas - Foto: Divulgação/SMS

Veja mais:

+Pelotas registra cerca de 2,8 mil testes para o novo coronavírus

Testes

O acompanhamento feito pela Vigilância Epidemiológica, da progressão no número de exames aplicados, aponta os testes rápidos como boa parte das análises realizadas no município. O contingente de testes dessa modalidade, enviado pelo governo do Estado e aplicado pelos pesquisadores da UFPel, colabora para essa constatação.

Segundo o protocolo do Ministério da Saúde para aplicação dos exames, o teste rápido, capaz de detectar anticorpos para a doença, deve ser feito a partir do décimo dia dos sintomas. Já o PCR, teste em que é coletado material biológico do paciente, deverá ser até o 7º dia do início dos sintomas, preferencialmente entre o 3º e 5 º dia.

Mulheres e jovens

Conforme o cruzamento dos dados levantados pela Epidemiologia local, realizado pelo Observatório de Segurança Pública, do total de 74 casos de Covid-19 em Pelotas, 44 são mulheres, ou seja, 68% das confirmações.

A maioria das infecções por Sars-CoV-2 ocorreu, até o momento, na faixa etária entre os 20 e os 49 anos, num total de 39 notificações, sendo que, desse número, 27 análises positivas são do sexo feminino. 

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel. 

Notícias Relacionadas

UBSs completam 45 dias com horário estendido

UBSs completam 45 dias com horário estendido

Vigilância Sanitária apreende mercadorias em macro atacado

Vigilância Sanitária apreende mercadorias em macro atacado

Prefeitura alerta para a baixa procura por vacinação

Prefeitura alerta para a baixa procura por vacinação

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana