Hemopel pede atenção para todos os tipos sanguíneos
O Hemocentro Regional de Pelotas, o HemoPel, registra baixo estoque de todos os tipos sanguíneos, com especial atenção aos tipos O positivo e negativo, que estão em estado crítico de disponibilidade. O baixo movimento de doadores se dá principalmente pelo período de férias, quando muitas pessoas estão fora da cidade e acabam deixando de doar, em paralelo, o movimento nas estradas cresce e o número de acidentados também, tornando necessário a realização de transfusões nas operações de socorro.
O HemoPel fornece abastecimento para três hospitais da cidade, São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa, além de outros 23 municípios das regiões Sul e Campanha.
Para doar
Para realizar a doação, é necessário ter entre 16 e 69 anos, menores de 18 deverão estar acompanhados por um responsável, estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar documento com foto, no momento da doação é importante estar bem alimentado, hidratado e evitar o consumo de álcool nas 12 horas anteriores. O procedimento leva cerca de 40 minutos. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias.
O HemoPel está localizado na avenida Bento Gonçalves, número 4569 e fica aberto das 7h30 às 17h30 sem fechar ao meio dia. Em caso de dúvidas é importante entrar em contato pelo telefone (51) 3288-9193, ou pelo WhatsApp (53) 9 8156-1209.