Imagem do post

Museu da Baronesa recebe doações da família Antunes Maciel

Descrição não disponível.
Por Divulgação 23-04-2003 | 00:00:00
Tags:

  O acervo histórico do Museu da Baronesa está ainda mais rico desde ontem(23), quando os descendentes da família Antunes Maciel relataram histórias da infância e doaram documentos e objetos. Além das lembranças do casal Aníbal Antunes Maciel, o Barão de Três Serros e Amélia Hartley de Brito, Dona Sinhá, netos, sobrinhos e primos se reuniram com a equipe do Museu da Baronesa para um intercâmbio de informações e boas lembranças.  
A família doou ao museu um livro de despesas pessoais de Dona Sinhá, datado de 1897, um recibo com as despesas do enterro da Baronesa, datado de 24 de janeiro de 1919, e um quadro com Brasão do Barão de Três Serros. Segundo Leopoldo Antunes Maciel, neto de Dona Sinhá, o cofre alemão de aço, que foi da Baronesa, também será enviado do Rio de Janeiro pela família para fazer parte do mobiliário.  
A idéia de enriquecer o acervo com objetos herdados é liderado pelo irmão de Leopoldo, Oswaldo, grande incentivador da vinda dos familiares à Pelotas. “Nosso compromisso não acabou com a doação da casa ao município, queremos que o museu possa crescer cada vez mais e ser um centro de educação e pesquisa”, afirmou Oswaldo. Ele acenou com a possibilidade de algum aporte financeiro para futuramente modernizar o museu. “Criar terminais que possibilitem pesquisas para fazer deste um lugar educativo e de pesquisa”.  
A caridade da avó, fundadora da Cruz Vermelha em Pelotas e doadora da primeira ambulância da organização, trouxeram as lembranças familiares à tona. “Era uma pessoa avançada para época, quando houve a epidemia de febre amarela ela alojou doentes na Chácara”, lembrou Oswaldo.  
Na sexta-feira(25) o Museu da Baronesa, que passa por uma reorganização do seu acervo, completa 21 anos. No sábado, dia 26, o museu será reaberto ao público com algumas salas reestruturadas. “Queremos recuperar os usos que a família dava ás peças”, explica a coordenadora do Museu, Carla Gastaud. Serão compostos um quarto de criança, a sala de música e o quarto do Barão de Três Serros. Nosso conceito de museu vai além de um lugar de memória, explica ela, um museu deve contar a história da sua comunidade. Com a visita da família Antunes Maciel a idéia de um museu vivo fica cada vez mais presente, aliado às atividades e projetos de descentralização da cultura desenvolvidos pela Prefeitura no Parque Museu da Baronesa.

Notícias Relacionadas

Theatro Sete de Abril abre as portas para o aniversário de Pelotas

Theatro Sete de Abril abre as portas para o aniversário de Pelotas

Conab entrega 13,8 toneladas de alimentos a famílias de Pelotas

Conab entrega 13,8 toneladas de alimentos a famílias de Pelotas

Prefeito participa da assinatura de acordo da UFPel com o Museu do Hip-hop

Prefeito participa da assinatura de acordo da UFPel com o Museu do Hip-hop