
Milhares de pessoas garantem o sucesso da Festa do Morango
O fim de semana foi marcado por grande movimento no meio rural de Pelotas. A 3ª Festa Municipal do Morango reuniu milhares de pessoas, de todas as idades, sábado (9) e domingo (10), em Monte Bonito, 9º distrito, na Comunidade Redentor da Estrada da Gama. Nem mesmo a instabilidade ocasional afastou aqueles que se programaram para aproveitar as atrações artísticas e culturais do evento, o show das bandas, a gastronomia típica, os produtos expostos e à venda, o morango in natura e produções derivadas, como mousses, tortas, espetinhos, geleias, bolos, cucas e outras receitas. A prefeita Paula Mascarenhas e o vice Idemar Barz uniram-se aos organizadores para recepcionar os visitantes e dar as boas-vindas.
Público lota todos os espaços e compartilha atrações da Festa ¬ Fotos: Michel Corvello
A 3ª edição da Festa do Morango foi organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com participação e apoio da Emater, Embrapa, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação de Comerciantes de Hortifrutigranjeiros de Pelotas (ACHP) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), além da própria Comunidade Redentor, como sede do evento.
“A qualidade do morango – fruto do empenho dos produtores, do envolvimento e da dedicação com a atividade de cultivo – é o grande destaque na produção de Pelotas”, afirmou a prefeita, ao cumprimentar todos os envolvidos com a cultura.
Paula, destacando mais uma vez o valor da atividade primária e a importância do homem do campo, citou realizações do Governo para fortalecer a zona rural, como obras, escolas, unidades de saúde, o transporte coletivo com a mesma tarifa da cidade e a política de agroindústrias.
“Tínhamos sete agroindústrias. Agora, temos mais de 30 e vamos chegar a 50”, frisou. A área consolidada abre espaços para novos empregos e geração de renda", disse Paula.
Na tarde de domingo, a chefe do Executivo, Idemar e o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, visitaram todos os espaços sediados na feira, desde o dos expositores até o dos produtores, inteirando-se aos serviços, produtos, e comércio de diversos itens, como artesanato com materiais variados, que resultaram em peças de utilidade e/ou de decoração, flores para ambientes como jardins e interiores, agroindústrias, parte técnica ocupada pela Emater e Embrapa, e de agricultores.
Prefeita visita todos os expositores e espaços especiais - Fotos: Michel Corvello
A rainha do morango, Valentina Schillim Hartwig, e a princesa Daniela Contreira Duarte acompanharam a visita da prefeita aos espaços da Festa, colaborando para atrair o público e divulgar ainda mais a fruta, visando estimular o hábito do consumo. A corte também tratou de informar que, até o dia 17, a Feira Municipal do Morango prossegue na cidade, com pontos fixos no Centro e itinerantes nos principais bairros. Na Feira, a venda é direta do produtor ao consumidor e a fruta é comercializada em embalagens padronizadas, garantindo a qualidade.
Abertura oficial
A abertura oficial da 3ª Festa Municipal do Morango contou com a manifestação do agricultor Mário Milech, em nome dos produtores. Ele contou que participa das atividades de cultivo do morango desde pequeno, quando acompanhava seus avós na lavoura, e garantiu que a cultura avança em Pelotas, “com melhor produção, melhor técnica e mais tecnologia”. Assim, agradeceu à Prefeitura, Emater e Embrapa, pelo apoio à atividade.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Sicredi Zona Sul, Nilson Loeck, fez referências e destacou o titular da Comunidade Redentor, Edgar Donini, por ter aceito a Festa do Morango desde a 1ª edição. “Ele abraçou o evento sem saber se iria dar certo”. O gerente geral da agência Pelotas do Banrisul, César Berwig, parabenizou os envolvidos e salientou a importância da integração da cidade com a zona rural. “O Banrisul está investindo no treinamento em suas agências, para melhor atender o produtor rural”, informou. O Sicredi e o Banrisul/Vero Cartões foram patrocinadores da Festa.
Para o vereador e presidente da Associação de Produtores de Hortifrutigranjeiros de Pelotas, José Paulo Benemann (PSDB), “os produtores são o destaque da Festa”. Benemann agradeceu às entidades que apoiam a evolução da cultura do morango, especialmente as técnicas – Embrapa e Emater, além da Prefeitura, pelo estímulo à cultura, por meio das políticas públicas empregadas.
“Estamos tentando promover cada vez mais o morango produzido na nossa zona rural. Vivenciamos uma evolução significativa. Triplicamos a área plantada e a fruta é de alta qualidade. A cadeia produtiva torna-se importante no cenário do agronegócio de Pelotas”, avaliou o secretário Jair Seidel.
Para o secretário, “Pelotas já está ficando pequena e parte para abrir novos mercados”. A produção deste ano está estimada em 1.600 toneladas de morango.
Prefeita fala nas realizações em prol do meio rural ¬ Fotos: Michel Corvello
Estiveram presentes no palco da abertura oficial da 3ª Festa Municipal do Morango os vereadores Zilda Bürkle (PSB), Vicente Amaral (PSDB) e Éder Blank (PDT); o chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso; o gerente regional da Emater, Ronaldo Maciel; o chefe do Escritório Municipal da Emater, Francisco Arruda; e o administrador do 9º distrito, Monte Bonito, Carlos Holz.
O evento também contou com o apoio das secretarias de Transporte e Trânsito e de Segurança Pública, por meio da Guarda Municipal, além do Sanep, que disponibilizou contêineres para lixo e garantiu abastecimento de água.