Leila Fetter recebe troféu Ana Terra” no Theatro São Pedro

Por Divulgação 09-03-2009 | 00:00:00
Tags:

A primeira-dama de Pelotas, Leila Fetter recebeu hoje (9) o Troféu Ana Terra, em Porto Alegre, no Theatro São Pedro. A cerimônia, que lotou as dependências da histórica casa de cultura da capital, foi prestigiada pela governadora Yeda Crusius, além de representantes dos demais poderes, e iniciou com uma apresentação musical dedicada às mulheres. Comitiva de Pelotas prestigiou a outorga do prêmio a líder pelotense.

Leila ressaltou que o troféu conferido pelos Coredes e Comudes, juntamente com o governo do estado, “é o reconhecimento de um trabalho sempre realizado de acordo com a convicção e coerência de minha idéias”.Os troféus foram entregues pela presidente do Conselho Estadual da Mulher, Maria Helena Gonzales. Ela destacou que “o troféu Ana Terra é uma iniciativa que busca expressar o reconhecimento da sociedade rio-grandense por aquelas mulheres que mais se destacaram na busca de melhores condições de vida para suas comunidades, diminuindo desigualdades e promovendo a cidadania”.

A sabedoria, perspicácia, eficiência das mulheres foi saudada pelo presidente do Fórum dos Coredes, Paulo Afonso Friso. Ele salientou que as homenageadas são mulheres que despontaram no cenário político, social e empresarial e foram escolhidas por suas comunidades locais e regionais. “O troféu lembra a coragem e o destemor das mulheres que lutam por causas sociais e políticas”.

A governadora Yeda Crusius participou do encerramento da cerimônia, quando saudou o prefeito Adolfo Antonio Fetter pelo trabalho desenvolvido na cidade que atravessa “os reveses da natureza”. Estavam presentes na entrega do prêmio deputados federais, estaduais, prefeitos e secretários municipais além de representantes dos Coredes e de movimentos ligados à mulher.

O prêmio está na sua quarta edição e homenageia 25 mulheres que se destacaram na administração pública ou privada em programas sociais e na promoção da cidadania na área social, no seu município ou região.

Troféu

O troféu foi criado pelo Governo do Estado e leva o nome da personagem Ana Terra, da obra O Tempo e o Vento, o escritor gaúcho Érico Veríssimo. Ana representa com excelência e magia as qualidades da mulher gaúcha. A dedicação, o amor e a perseverança com que a personagem lutava e defendia seus ideais pode ser estendido a todas as mulheres gaúchas que trabalham pela comunidade a qual pertencem.

Foram contempladas pelo prêmio vinte e cinco mulheres, uma de cada Corede do Rio Grande do Sul, que se destacaram:

• Pela liderança na condução de trabalhos nas áreas da educação, saúde, geração de trabalho e renda, cultura, política, administração pública e administração de instituições comunitárias;

• Pela liderança na condução de trabalho assistencial em entidades de atuação junto a grupos mais vulneráveis (crianças, adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais) e em movimentos sociais no campo da solidariedade e na perspectiva de inclusão social;

• Pela dedicação a estudos e trabalhos científicos em beneficio da população em geral.

Notícias Relacionadas

Cadastro Único e Cras Centro estarão fechados nesta sexta-feira

Cadastro Único e Cras Centro estarão fechados nesta sexta-feira

O afeto tomou conta da Fenadoce com o Família Acolhedora

O afeto tomou conta da Fenadoce com o Família Acolhedora

Família Acolhedora estará em foco na Fenadoce

Família Acolhedora estará em foco na Fenadoce

Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa começa em Pelotas

Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa começa em Pelotas