Leila Fetter recebe troféu Ana Terra” no Theatro São Pedro
A primeira-dama de Pelotas, Leila Fetter recebeu hoje (9) o Troféu Ana Terra, em Porto Alegre, no Theatro São Pedro. A cerimônia, que lotou as dependências da histórica casa de cultura da capital, foi prestigiada pela governadora Yeda Crusius, além de representantes dos demais poderes, e iniciou com uma apresentação musical dedicada às mulheres. Comitiva de Pelotas prestigiou a outorga do prêmio a líder pelotense.
Leila ressaltou que o troféu conferido pelos Coredes e Comudes, juntamente com o governo do estado, “é o reconhecimento de um trabalho sempre realizado de acordo com a convicção e coerência de minha idéias”.Os troféus foram entregues pela presidente do Conselho Estadual da Mulher, Maria Helena Gonzales. Ela destacou que “o troféu Ana Terra é uma iniciativa que busca expressar o reconhecimento da sociedade rio-grandense por aquelas mulheres que mais se destacaram na busca de melhores condições de vida para suas comunidades, diminuindo desigualdades e promovendo a cidadania”.
A sabedoria, perspicácia, eficiência das mulheres foi saudada pelo presidente do Fórum dos Coredes, Paulo Afonso Friso. Ele salientou que as homenageadas são mulheres que despontaram no cenário político, social e empresarial e foram escolhidas por suas comunidades locais e regionais. “O troféu lembra a coragem e o destemor das mulheres que lutam por causas sociais e políticas”.
A governadora Yeda Crusius participou do encerramento da cerimônia, quando saudou o prefeito Adolfo Antonio Fetter pelo trabalho desenvolvido na cidade que atravessa “os reveses da natureza”. Estavam presentes na entrega do prêmio deputados federais, estaduais, prefeitos e secretários municipais além de representantes dos Coredes e de movimentos ligados à mulher.
O prêmio está na sua quarta edição e homenageia 25 mulheres que se destacaram na administração pública ou privada em programas sociais e na promoção da cidadania na área social, no seu município ou região.
Troféu
O troféu foi criado pelo Governo do Estado e leva o nome da personagem Ana Terra, da obra O Tempo e o Vento, o escritor gaúcho Érico Veríssimo. Ana representa com excelência e magia as qualidades da mulher gaúcha. A dedicação, o amor e a perseverança com que a personagem lutava e defendia seus ideais pode ser estendido a todas as mulheres gaúchas que trabalham pela comunidade a qual pertencem.
Foram contempladas pelo prêmio vinte e cinco mulheres, uma de cada Corede do Rio Grande do Sul, que se destacaram:
• Pela liderança na condução de trabalhos nas áreas da educação, saúde, geração de trabalho e renda, cultura, política, administração pública e administração de instituições comunitárias;
• Pela liderança na condução de trabalho assistencial em entidades de atuação junto a grupos mais vulneráveis (crianças, adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais) e em movimentos sociais no campo da solidariedade e na perspectiva de inclusão social;
• Pela dedicação a estudos e trabalhos científicos em beneficio da população em geral.