Fetter viaja a Brasília para definir Pólo do Sul

Por Divulgação 09-11-2007 | 00:00:00
Tags:

Prefeito Fetter Júnior, acompanhado do secretário de Coordenação e Planejamento, Artur Corrêa, e do coordenador da Unidade Gestora de Projetos (UGP), Jair Seidel, estará em Brasília segunda, terça e quarta-feira, para participar da pré-negociação no Ministério do Planejamento sobre a assinatura do contrato final da Prefeitura com o Banco Mundial. Nos dias 20, 21 e 22, a comitiva retorna à capital federal para a rodada final de negociações junto ao Governo Federal, antes de o convênio ser aprovado no Senado Federal. As datas, inicialmente marcadas para o fim do mês, foram antecipadas por iniciativa do próprio Ministério do Planejamento.

O contrato com o Bird irá concretizar o projeto Pelotas Pólo do Sul, que prevê investimentos – entre dinheiro novo e contrapartidas da Prefeitura – na ordem de R$ 70 milhões em Pelotas. Os recursos serão investidos especialmente em infra-estrutura urbana e rural, promovendo a modernidade e o progresso no município. Pelotas, junto com Santa Maria, Bagé, Rio Grande e Uruguaiana, integra o Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI) junto ao Banco Mundial. O município é o único que já entregou toda a documentação exigida e está apto a assinar o contrato.

“Em se tratando de contrato com instituição financeira internacional, há uma série de requisitos e exigências, nas quais se insere o aval da União e em seguida do Senado”, explica o prefeito Fetter Júnior. Ele lembra que a aprovação do Ministério do Planejamento representa o último obstáculo a ser ultrapassado, em nível de executivo, restando depois a aprovação dos senadores. “Nossa expectativa é a de que a matéria entre em votação até o fim do mês, antes do recesso parlamentar. E é preciso registrar e agradecer o apoio dos três senadores gaúchos – Pedro Simon (PMDB), Paulo Paim (PT) e Sérgio Zambiase (PTB) - que estão engajados com a luta de Pelotas e trabalhando para acelerar o assunto no Senado”.

AGENDA

Aproveitando a estada em Brasília, Fetter manterá audiências em especial na Secretaria Nacional de Saneamento, com o objetivo de credenciar a Prefeitura em mais dois projetos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC): resíduos sólidos e drenagem. Pelotas já foi contemplada em outros dois programas do PAC – habitação e saneamento – totalizado R$ 4 0 milhões.

Notícias Relacionadas

Obra de reestruturação da estrada da Barra do Laranjal será licitada

Obra de reestruturação da estrada da Barra do Laranjal será licitada

Delegação de Pelotas participa da Conferência Estadual das Cidades

Delegação de Pelotas participa da Conferência Estadual das Cidades

Chamada para novos ambulantes segue aberta semana que vem

Chamada para novos ambulantes segue aberta semana que vem

Prefeitura atualiza Plano Diretor

Prefeitura atualiza Plano Diretor