Fetter recebe canção de homenagem a Pelotas de Kleiton & Kledir
Pelotas mais uma vez foi alvo de homenagens por intermédio da entrega oficial da música que leva o nome do município, composta por Kleiton e Kledir. A dupla foi recebida na tarde desta segunda feira pelo prefeito Adolfo Antonio Fetter que, além do CD e DVD autografados, denominados “Autorretrato” recebeu também as partituras da música, letra e arranjos para bandas e corais, além de duas obras literárias de autoria de Kleiton Ramil: O pai Invisível e Sonhos e Sonhadores, caminhos do Inconsciente.
Ao receber o farto material entregue pela dupla, Fetter salientou que será encaminhado para todas as escolas que compõe a rede municipal de ensino para que seja executado por corais das escolas e pelas 11 bandas criadas nesta administração.
“Pelotas” tem letra de Kleiton e musica de autoria de Kledir Ramil e faz parte do repertório do mais recente CD/DVD da dupla. “Com relação à composição da canção, as coisas foram acontecendo de maneira natural, pois somos pelotenses, moramos longe de nossa terra e a saudade bate forte. Fluiu natural, como uma demonstração de amor e de afeto à nossa terra natal”, salientou Kleiton. Os músicos aproveitaram a visita também para salientar ao prefeito, que nestes últimos 30 anos, o município esteve mergulhado em um ciclo de pessimismo e de estagnação, retomando, neste momento, seu caminho natural de progresso. “Pelotas está diferente, está melhor e é exatamente, isso que observamos nos olhos das pessoas. É a retomada do otimismo e da auto-estima, o que tentamos mostrar por intermédio da música”. Para Fetter, a música veio no momento certo: ”Houve uma mudança de percepção por parte da comunidade, o que criou um clima generalizado de amor e de respeito pela cidade. A música veio para coroar este momento”, salientou Fetter.
Para Kledir Ramil, lembrar de Pelotas é como lembrar da própria trajetória, pois ambos nasceram e cresceram aqui, e daqui guardam as melhores lembranças. “Os versos de “Pelotas” lembram nossa infância e todos os momentos felizes que vivemos aqui, lembram além das brincadeiras de criança, como jogos de bolinha de gude, os paralelepípedos, e os prédios históricos que povoaram nossa imaginação infantil”, relembra ele. “Ao contrário do que dizem, a música não foi encomendada pela administração municipal, ela se constitui na nossa maneira de dizer ‘Eu te amo’ à nossa cidade”.
A dupla se fez acompanhar por familiares, pela empresária Branca Ramil, pelo representante da gravadora Som Livre, Dárcio Castro, além de Gilnei e Kiko, ambos ex-integrantes dos “Almôndegas”.
Após a visita do Chefe do Executivo, a dupla se dirigiu ao Salão Nobre do Paço Municipal, onde concedeu entrevista coletiva à imprensa. A coletiva teve início com a apresentação de um vídeo mostrando a música, acompanhados por imagens de Pelotas. Fetter saudou os presentes e, em nome da comunidade, agradeceu a homenagem à Princesa do Sul. “A música não se constitui em algo doado à prefeitura, mas sim à comunidade. Neste momento, eu apenas represento esta comunidade homenageada”. Em seu pronunciamento, Kleiton Ramil salientou, mais uma vez, seu carinho por Pelotas; “Tudo o que somos hoje, tem sua raiz plantada nesta terra”.
Também previsto na agenda da dupla, uma sessão de autógrafos, que acontece a partir das 18h, tendo por local a Biblioteca Pública.