Fetter Junior visita a SDE

Por Divulgação 06-01-2006 | 00:00:00
Tags:

O Prefeito em exercício Adolfo Fetter Júnior, visitou hoje (6), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, dando prosseguimento à série de encontros agendados em todos os órgãos do Executivo no mês de janeiro.

O Secretário, Carlos Mário Almeida Santos, apresentou o relatório de atividades do ano passado e as projeções para 2006, explicando que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, (SDE), iniciou o ano de 2005, focando a atração de investimentos e de preparação legal. A primeira grande ação foi a preparação e a aprovação pela Câmara de Vereadores do Projeto Desenvolver Pelotas e a segunda foi a transformação da lei de incentivos que antes beneficiava empresas apenas por um ano, ampliando para até dez .

A segunda ação foi fazer uma parceria com a Secretaria Municipal de Receita no Programa Mais Empregos Menos Impostos, reduzindo impostos na expectativa de atrair mais empresas e consequentemente, mais empregos, e por fim a criação legal do Alvará Expresso com funcionamento intersecretarial, que é um mecanismo que liberará em até 48 horas os alvarás, com previsão de três meses para a instalação do local de funcionamento.

A Secretaria trabalhou em conjunto com a Coordenadoria para o Desenvolvimento Local e Regional na preparação do material de divulgação do Rx de Pelotas - Banco de Dados, um livro de 52 páginas, colorido, que já está em fase final de acabamento e servirá para vender diversos aspectos como economia, cultura, turismo e potencialidades de Pelotas.

A Universidade Católica de Pelotas-UCPEL, está traduzindo o material para inglês e espanhol e a Universidade Federal de Pelotas-UFPEL, está transformando este material para implantar no site da Prefeitura. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária fará um vídeo institucional, com os aspectos dinâmicos da cidade.

Fetter, destacou que o ano de 2005, foi um marco para que Pelotas se tornasse, mais atrativa,amigável e receptiva para investimentos de fora e para estimular quem está aqui. “Pelotas estará neste ano, na rota dos grandes investimentos”, afirmou o Prefeito.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, recebeu treze solicitações de utilização dos incentivos, que passarão pela Câmara Normativa para análise do pedido que pode ser fiscal, financeiro ou material e posterior remessa ao Prefeito, que encaminha projeto de lei individual à Câmara de Vereadores.

Pelotas foi pioneira na implantação do Serviço de Microcrédito em convênio com a Caixa-RS, localizado na rua Três de Maio, 1060, para o que a Prefeitura destinou R$ 50 mil reais e a Caixa-RS R$ 500 mil reais.

Além disso, implantou o Projeto Mãos que Fazem, que é um projeto de treinamento e capacitação profissional, onde o primeiro produto foi um convênio com o Sindicato das Indústrias do Vestuário-SINDVEST-SUL, para qualificação de mão de obra na área do vestuário, formando 30 alunos na primeira turma. O Serviço Nacional da Indústria-SENAI, fornece um caminhão com todo maquinário e a Prefeitura através de emenda do Deputado Nelson Proença,(PPS), fornece o serviço para a contratação da mão de obra.

“Com isso se espera qualificar Pelotas como pólo de moda."

A SDE, esteve muito envolvida com a cadeia produtiva da base florestal, participando de vários eventos a nível estadual e promoveu durante a Fenadoce, um encontro de negócios sobre a cadeia florestal, em julho em parceria com a Caixa-RS e com as indústrias de papel celulose que estão se instalando na região. Corforme o Secretário Carlos Mário, o início da cadeia produtiva de base florestal ficou confirmado na zona sul, pela instalação da Votorantin.

Carlos Mário, também encaminhou a preparação dos documentos enviados para o financiamento do Banco Mundial, no qual três eixos de desenvolvimento serão sensíveis para esta área: primeiro a urgência na maior qualificação do pólo terciário, como o comércio e os serviços, onde reside o principal interesse do Banco Mundial; o segundo eixo trata da requalificação do Distrito Industrial, que já tem quase 40 anos, carente de investimentos na sua infra estrutura'; e o terceiro eixo, que é a transformação de Pelotas em pólo tecnológico, atraindo investimentos em parceria com a Pontifícia Universidade Católica-PUC, cujo convênio foi autorizado pela Câmara de Vereadores, através de lei e que deve ser assinado agora em janeiro, e também com todas as entidades tecnológicas de Pelotas, universidades, Embrapa, Centro Federal de Educação Tecnológica-Cefet, que vão interagir para fazer de Pelotas a vanguarda na questão tecnológica.

Em 2005 a secretaria encaminhou projetos como o Casa Brasil para o Conselho Nacional de Pesquisa-CNPQ, para a implantação de Centros de Inclusão Digital; projeto para o Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena Empresa-Sebrae, no sentido de reafirmar o doce como marca de identificação de Pelotas, desenvolvimento de embalagens para que seja possível o transporte de maneira adequada, já que é um produto muito perecível, para mercados como São Paulo e Rio de Janeiro.

A secretaria trabalhou também, ações com o Sebrae e o Banco do Brasil, na questão do arranjo produtivo local do pêssego. O objetivo é redirecionar a indústria para outros produtos, que não apenas a compota.

Durante o ano vários contatos foram feitos com empresas, visando atraí-las para Pelotas, algumas não deram certo, como foi o caso da reativação da veja. Em compensação, contatos estão sendo feitos como é o caso da Sony , da Ericsson, bem como de empresas interessadas em energia eólica, em aproveitamento do lixo, do setor metal mecânico, além das treze que já se manifestaram solicitando incentivos. O prefeito salientou que para este ano está previsto uma aproximação maior com as entidades empresariais, principalmente a Aliança Pelotas, para o esforço sistemático na atração de empregos, sensibilizando-as para a estruturação da Agência Desenvolver.

Santos relatou ao Prefeito as dificuldades enfrentadas pela Secretaria e as expectativas de melhorar a estrutura física e recursos materiais e dinamizar o Departamento de Economia Popular, que é o atendimento à economia informal.

Notícias Relacionadas

Theatro Sete de Abril abre as portas para o aniversário de Pelotas

Theatro Sete de Abril abre as portas para o aniversário de Pelotas

Conab entrega 13,8 toneladas de alimentos a famílias de Pelotas

Conab entrega 13,8 toneladas de alimentos a famílias de Pelotas

Prefeito participa da assinatura de acordo da UFPel com o Museu do Hip-hop

Prefeito participa da assinatura de acordo da UFPel com o Museu do Hip-hop