Fetter e Associação querem qualificação do doce pelotense

Por Divulgação 21-06-2007 | 00:00:00
Tags:

Acompanhada do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL), José Laitano, entidade promotora da 15ª Fenadoce, a direção da recém criada Associação de Empresas Produtoras de Doces da cidade – DocePelotas – esteve reunida hoje (21) à tarde com o prefeito Fetter Júnior. Além de apresentar a entidade ao prefeito, o encontro serviu ainda para traçarem metas sugeridas pelo chefe do executivo.

O grupo formado pela presidente kris Fernandes, pela secretária Arlete Vieira e pela tesoureira Maria Alzira falaram da necessidade de formalizar a Associação tendo em vista as exigências do projeto IG – Identificação Geográfica do Doce que está sendo desenvolvido pelo Sebrae com o apoio da UFPel. Conforme Kris Fernandes, o trabalho inicial da Associação consistiu no resgate e na formatação da regulamentação técnica de receitas e de preparo do doce pelotense. “Esta definição é fundamental para que tenhamos a certificação de origem”, disse a presidente informando que participam do grupo 12 empresas produtoras.

Aproveitando a notícia de conclusão do trabalho, o prefeito Fetter Júnior levantou a hipótese de que na agenda da governadora Yeda Crusius, durante visita à Fenadoce poderia constar a assinatura de decreto complementar oficializando a Lei 11.919 de autoria da deputada Leila Fetter, que torna o produto patrimônio cultural do estado. “Vamos trabalhar para que esta assinatura aconteça na Fenadoce, fundamentalmente agora que já se tem a definição dos doces e preparos que deverão receber a certificação de patrimônio”, justificou Fetter, ressaltando: “esse Decreto além de regulamentar a lei que já existe favorecerá a avaliação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) na criação de um selo nacional de qualidade”, concluiu.

As representantes da entidade ainda revelaram ao prefeito a idéia de construir uma sede fixa de representação da entidade e tiveram como sugestão do prefeito as futuras instalações do Centro Administrativo que contará com um espaço diferenciado no andar térreo; o Mercado Central assim que passar por suas reformas internas; ou ainda um projeto mais ambicioso que a prefeitura também está tratando com o Governo do Estado: a implantação de um Condomínio do Doce junto ao prédio da antiga fábrica Veja que comportaria diferentes entidades produtoras.

Notícias Relacionadas

Prefeito recebe a delegação pelotense do Mundial de Taekwondo

Prefeito recebe a delegação pelotense do Mundial de Taekwondo

Mutirão de regularização da Guabiroba termina com 348 atendimentos

Mutirão de regularização da Guabiroba termina com 348 atendimentos

Moradores da Cohab Guabiroba lotam a Rodoviária

Moradores da Cohab Guabiroba lotam a Rodoviária

Parceria fortalece atendimento a comunidades rurais e tradicionais

Parceria fortalece atendimento a comunidades rurais e tradicionais