Eduardo suspende parque linear para avaliar impacto das mudanças
O prefeito Eduardo Leite decidiu avaliar melhor o impacto de todas as recentes mudanças que ocorreram e ainda estão por vir na avenida Bento Gonçalves, antes de tomar uma decisão definitiva sobre a implantação de um parque linear no canteiro central da avenida, no trecho entre as ruas Padre Anchieta e Andrade Neves. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (18/12/15) durante reunião entre Eduardo, vereadores e comerciantes da avenida, que pediram ao prefeito mais prazo para se adaptarem às mudanças previstas. Eles reivindicam a anulação da entrada da terceira pista de veículos na avenida, que tem previsão de começar a funcionar a partir de março, entre a avenida Juscelino K. de Oliveira e a rua Marcílio Dias. Os comerciantes dizem que a ação vai prejudicar o comércio no local, já que não haverá espaço adequado para estacionamento de clientes. Eduardo disse que, a fim de garantir espaço para os veículos, será implantado estacionamento rotativo no canteiro central da Bento a partir de fevereiro, entre as ruas Santa Cruz e Prof. Araújo. O prefeito afirmou que a intenção é ajustar a cidade para os novos tempos, com alterações que são necessárias para a atual demanda. “Hoje a frota de veículos é de mais de 180 mil carros, número que dobrou nos últimos 10 anos. A terceira pista irá garantir melhor fluxo dos carros pela avenida e o estacionamento rotativo no canteiro central será a garantia de que os clientes do comércio da Bento tenham lugar para estacionar”, afirmou Eduardo. Participaram da reunião o secretário de Transporte e Trânsito (STT), Cláudio Montanelli; o diretor executivo da STT, Flávio Alam; os vereadores Ademar Ornel (DEM); Ricardo Santos (PDT) e Marcos Ferreira (PT); e comerciantes da Bento Gonçalves. As mudanças Desde o início do ano, a avenida Bento Gonçalves, principal via de ligação das zonas leste e oeste do Município, tem passado por uma série de medidas de requalificação – colocação de sistema de drenagem pluvial e de meios-fios nos canteiros centrais que alteram o deslocamento dos veículos; asfalto novo em toda a pista; implantação de novo sistema semafórico, com temporizador, que viabilizam a “onda verde” aos veículos que trafegam a uma velocidade média de 30 a 40km/h; retirada de estacionamento na pista da direita de cada lado da avenida, a partir de março de 2016, ampliando para três pistas de fluxo de veículos (medida adotada após ouvir a população em consulta pública); A partir da segunda quinzena de janeiro, o estacionamento rotativo será implantado também em outras vias da área central: na Andrade Neves, entre Cassiano e Bento; e na Prof. Araújo, entre Doutor Amarante e General Argolo.