
Desfile Farroupilha homenageia Paixão Cortes e lota a avenida Bento Gonçalves
O orgulho do povo gaúcho pelo legado dos combatentes farroupilhas de 1835 ditaram o tom do tradicional Desfile de 20 de Setembro, realizado nesta sexta-feira (20), na avenida Bento Gonçalves. A prefeita Paula Mascarenhas, o patrono da Semana Farroupilha deste ano, juiz Marcelo Cabral, e o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) foram algumas das autoridades que estiveram presentes na solenidade alusiva à data. Conforme a Brigada Militar, em torno de 1,5 mil cavalarianos participaram do desfile.
Fotos: Igor Sobral
Além das cerca de 17 entidades tradicionalistas - entre Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) filiados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e Piquetes –, também integraram as homenagens instituições civis e militares como o Colégio Tiradentes, o Corpo de Bombeiros, o 5º Batalhão de Polícia de Choque e a Polícia Rodoviária Federal.
O hasteamento das bandeiras nacional, estadual, municipal, do MTG e da 26ª Região Tradicionalista, ao som da banda do Comando Regional de Policiamento Ostensivo Sul (CRPO-Sul), elevou o espírito cívico do público presente. Após o ato, os primeiros cavaleiros ingressaram na avenida até o Altar Tradicionalista, localizado no Parque Dom Antônio Zattera. Na sequência, a prefeita Paula fez uso da palavra para cumprimentar autoridades e prestar sua homenagem à data, a mais importante do calendário gaúcho.

Foto: Igor Sobral
“Que a gente perpetue essas tradições, essa memória e reverencie a nossa história, reconheça os feitos do passado, mas que eles sejam para nós fonte de inspiração. Nós tivemos muitos heróis no passado, que construíram o Rio Grande do Sul, e nós temos a obrigação de levar tudo isso adiante”, declarou Paula durante a cerimônia.
Os cavaleiros do piquete da 26ª RT, responsáveis por transportar a Chama Crioula do município de Tenente Portela durante o mês de agosto, percorrendo mais de 600 km até Pelotas, deram início aos desfiles. Acompanhando o piquete que carregava as bandeiras dos municípios da região, estava o comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, general Ernesto de Lima Gil, levando a bandeira da paz.
Após o patrono da Semana Farroupilha acender a pira da pátria com uma centelha do fogo simbólico, o sinal da chefe do Executivo Municipal oficializou o início do desfile.
Fotos: Igor Sobral
Acompanharam os festejos em Pelotas o deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB); o presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Tavares (PSD); o vice-prefeito, Idemar Barz; o comandante do CRPO Sul, coronel Eduardo Perachi; e o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Marcio Facin.
Entidade mais antiga do Estado abre desfiles
Completando 120 anos de fundação neste 20 de setembro, a União Gaúcha foi a primeira entidade tradicionalista a desfilar na avenida Bento Gonçalves contando um pouco de sua história. O CTG é considerado o mais antigo em funcionamento no país, tendo sido fundado em 1899 por gaúchos que sentiam necessidade de resgatar os valores do gauchismo. João Simões Lopes Neto, que empresta seu nome à instituição, foi o 5º patrão a presidir a casa.
Para homenagear a vida e as obras do folclorista Paixão Cortes, tema da Semana Farroupilha 2019, outros 16 CTGs levaram para representações do tradicionalista falecido em 2018 aos 91 anos, em forma de músicas e imagens nos caminhões que percorreram o centro da cidade com prendas e peões devidamente pilchados. Participaram das comemorações as seguintes entidades:
- CTG Rancho Grande, ligado ao IFSul – Câmpus CAVG;
- Piquete José Garibaldi;
- CTG Carreteiros do Sul, ligado ao IFSul – Câmpus Pelotas;
- CTG Negrinho do Pastoreio;
- CTG Raízes do Sul;
- CTG Porteira da Princesa, ligado à Emef Antônio Ronna;
- CTG Coronel Thomaz Luiz Osório;
- CTG Sinuelo do Sul, ligado ao Colégio Municipal Pelotense;
- CTG Os Carreteiros, ligado à Universidade Federal de Pelotas;
- Piquete Lanceiros da Amizade;
- CTG Tropeiros do Sul, da cidade de Capão do Leão;
- CTG Os Farrapos;
- CTG Rincão dos Xucros;
- Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Candeeiro Crioulo, ligado à Escola Estadual Osmar da Rocha Grafulha;
- CTG Unidos da Querência;
- CTG Antônio Caringi;
Palavras do patrono
O coordenador da 26ª RT, Marcio Corrêa, se pronunciou nos momentos finais da solenidade. Em suas palavras, “agradece o empenho da Prefeitura para que a comunidade também se sinta inserida na Semana Farroupilha”.
Fotos: Igor Sobral
Emocionado com a deferência do Movimento Tradicionalista Gaúcho, ao ser escolhido patrono dos festejos farroupilhas de Pelotas, o juiz Marcelo Cabral falou ao público no encerramento do desfile. Disse ter percorrido a maioria dos CTGs durante a semana e mostrou-se muito satisfeito com o que encontrou.
“Jovens e crianças nos galpões durante as madrugadas, acompanhados de suas famílias, valorizando a nossa cultura. Levo a certeza de que o MTG cultiva os melhores valores do nosso povo. Declaro assim encerrada a Semana Farroupilha!”, finalizou Cabral ao encerrar a cerimônia.
Homenagens a Bento Gonçalves
Fotos: Igor Sobral
Antes dos desfiles, a loja maçônica Fé, Amor e Bondade prestou homenagem ao busto do general farroupilha Bento Gonçalves da Silva. Na estátua, foram depositadas uma coroa de flores e duas rosetas cívicas, representando o respeito pelo legado do revolucionário gaúcho.